SÁBADO

António José Vilela

(OU QUASE)

- Diretor-adjunto António José Vilela

Memória curta

Sócrates é atirado para julgamento e toda a gente parece ter visto a luz. A grande questão é quantos destes novos iluminados acreditava­m até nas justificaç­ões que o antigo primeiro-ministro (não) dava para o dinheiro que lhe vinha do amigo?

Que chatice

Confesso que há termos para os quais tenho pouca paciência. Como chamar “coligação negativa” quando é aprovado algo que não agrada ao Governo. Ainda há um Governo minoritári­o, certo?

Perspetiva­s

O trabalho da SÁBADO sobre Pedro Marques Lopes causou celeuma. Quem defende Lopes até se queixou de perseguiçã­o “ao jornalista”. Mas nisto só há um jornalista: aquele que escreveu a magnífica peça.

No alvo

A citação do ano sobre o comportame­nto de Sócrates foi do advogado Francisco Teixeira da Mota: “(...) Um pantominei­ro, que, infelizmen­te para todos nós, fez e faz mais pelo descrédito do regime democrátic­o do que qualquer perigoso populista.”

Nós todos

Houve muita gente que criticou o facto de haver tantos dispostos a esperarem horas em filas para entrarem numa loja de roupa? Esquecemo-nos de que somos aquilo que somos e a vida é mesmo assim.

Se parece rico

O enriquecim­ento ilícito voltou ao topo das grandes questões nacionais. Há cada vez mais gente a julgar o óbvio: é imperioso avançar com medidas que não travem no Constituci­onal.

Imunidades

Há oito deputados investigad­os por conseguire­m subsídios com moradas falsas. Mas só a deputada do Bloco de Esquerda é que se demitiu até tudo ficar esclarecid­o. Os do PSD, PS e CDS acham que estão a ser perseguido­s...

Novo jornal

Nasceu um novo jornal, o Novo. Só isso já é uma boa notícia. Mas um semanário cuja manchete inicial é uma sondagem paga não é grande augúrio. Parece o regresso do DN, com sondagens durante vários dias.

Superliga

Instalou-se a polémica precisamen­te quando a UEFA anuncia mudanças nas competiçõe­s internacio­nais. O dinheiro vai acabar por mandar nisto tudo, porque são os clubes (e mais ninguém) que geram... dinheiro.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal