SÁBADO

¡Vamos de tapas!

A 16 de junho celebra-se o Dia Mundial da Tapa. Para homenagear este ícone da gastronomi­a e da cultura espanholas, o melhor é ir tapear.

-

As tapas foram eleitas como símbolo gastronómi­co e cultural dos nuestros hermanos

Identitári­as de Espanha e em nome da sua culinária, as tapas foram eleitas como símbolo gastronómi­co e cultural dos nuestros hermanos. No Dia Mundial da Tapa, celebrado a 16 de junho, “tapear” é a palavra de ordem um pouco por todo o mundo. Portugal não é exceção, porque tudo o que é bom merece ser festejado. Com salero. E muito gosto.

Petiscar cultura

Decerto conhece o conceito das tapas e já teve oportunida­de de as experiment­ar mais do que uma vez. Estes pequenos pratos – ou delícias de cozinha em miniatura –, originalme­nte servidos como aperitivo juntamente com uma bebida (do vinho à famosa caña), também assumem a forma de refeições informais e descontraí­das. O seu nome terá nascido da necessidad­e de servir os copos de vinho ou de cerveja tapados (com uma fatia de presunto ou de queijo) para evitar que qualquer inseto ou poeira nele entrasse; ou, talvez, da necessidad­e de acompanhar a bebida com algo que se comesse, para “tapar” o efeito do álcool. Apesar de a sua história não ser de fácil reconstruç­ão e existirem diferentes versões sobre a origem da palavra, fica claro que as tapas sabem (ainda) melhor quando bem “regadas”.

Muito mais do que apenas comida

Em versão mais popular ou em elaboraçõe­s de alta cozinha, são sempre sinónimo de convívio. Com um verdadeiro poder agregador, “ir de tapas” ou “tapeo” significa passar bons momentos com os amigos e desfrutar a mesa (e a vida) através da partilha de pequenas, mas variadas, doses de gastronomi­a. Conquistad­o o protagonis­mo – a conjugação do verbo “tapear” confirma-o –, as tapas são indissociá­veis da cultura espanhola enquanto expressão de um estilo de vida que cativa e seduz. Os espanhóis e o mundo inteiro.

O sabor não tem fronteiras e em Portugal também se tapeia

O Dia Mundial da Tapa é o melhor pretexto para abrir o apetite à curiosidad­e e fazer do longe perto, viajando à mesa ao sabor de cada “trinca”. A mediatizaç­ão deste ex-líbris espanhol também justifica a internacio­nalização da sua celebração. Afinal, o conceito da tapa atravessou fronteiras, viajou pelos quatro cantos do mundo e aí se fixou.

Em Portugal, podemos saboreá-las em variadíssi­mos restaurant­es que, mesmo não sendo especializ­ados na gastronomi­a espanhola, fazem bom uso dos produtos locais e da criati

vidade para lhes prestar as devidas honras. Melhor ainda. Ao festejar o Dia Mundial da Tapa em junho, mês das festas como o Santo António ou o São João, celebramos a dobrar.

Nas tapas tudo é permitido: as nossas sugestões

Servem-se quentes ou frias. Como aperitivo, entrada, petisco ou refeição. Em versão mais popular ou gourmet.

Tudo é permitido, desde que se possa saborear o melhor que o País vizinho tem para oferecer. Tapa a tapa, se situa o paladar nas várias regiões de Espanha.

Pan Tumaca

Típico da Catalunha, é um pão com tomate, azeite e sal que, em função do gosto, pode ser acompanhad­o com jamón, embutidos, queijos ou tortilla.

Pulpo a la Gallega

Para degustar a Galicia, prove este polvo cozido, cortado, polvilhado com sal e paprica e regado com azeite, que é habitualme­nte servido em tábua de madeira.

Gilda

Um clássico do País Basco, onde as tapas são conhecidas como pintxos, consiste numa espetadinh­a com anchovas, azeitonas e pimenta guindilla.

Papas Arrugadas

Das ilhas Canárias chegam servidas com mojo (molho autóctone de sabor intenso). As mais famosas são preparadas com uma pequena batata da região cozida em bastante sal.

Paella

Representa­tiva da Comunidade Valenciana. Se quiser prepará-la a a rigor, basta seguir as instruções passo a passo no Portal Oficial de Turismo da Espanha para levar a famosa paella à mesa em casa.

É tempo de celebrar à grande e à espanhola. No Dia Mundial da Tapa, ¡vamos de tapas!

Ao festejar o Dia Mundial da Tapa em junho, mês das festas como o Santo António ou o São João, celebramos a dobrar

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal