SÁBADO

Tapas populares

-

A variedade é intermináv­el e as combinaçõe­s de ingredient­es infinitas. Para melhor escolher entre um leque tão vasto de tapas, o Portal Oficial de Turismo de Espanha recomenda algumas entre as mais populares.

A tradiciona­l omelete à espanhola – em Espanha, o melhor é pedir um pincho de tortilla – confeciona-se com ovos, batatas e azeite. Como tudo tem a sua arte, talvez seja boa ideia seguir esta receita.

Presunto (se for jamón ibérico ainda melhor), morcillas, chouriços e queijos (como o manchego, o idiazábal,o roncal, o mahón ou o majorero) não podem faltar.

As populares Olivas são azeitonas, normalment­e em conserva, que podem ser recheadas.

Sopas frias como o salmorejo eo gaspacho fazem as delícias, sobretudo no verão.

A não perder: batatas fritas cobertas com um delicioso molho, que pode ser muito picante (batatas bravas) ou com alho e azeite (batatas alioli).

Calamares fritos, mexilhões bem temperados cozidos ao vapor, sépias na chapa com maionese ou molho alioli e pescaíto (peixinhos fritos, tradiciona­lmente servidos com uma marinada e num cone de papel) são sucesso garantido.

E os croquetes, dos mais tradiciona­is de jamón aos que já ganharam estatuto, como os de cogumelos, santola, lula, camarão, bacalhau ou queijo.

Huevos rotos. Fritos com a gema líquida e servidos sobre uma cama de presunto e batata frita satisfazem o mais arrojado pecado da gula.

Ensaladill­a, um prato frio preparado com batata cozida, atum, ovo, legumes e maionese, ou migas de pão frito com ingredient­es variados são sabores certeiros e bem mediterrân­icos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal