SÁBADO

ISEG, UMA AVENIDA PARA O FUTURO

A centenária Escola do Quelhas procura encontrar soluções para os problemas atuais e garantir que o futuro não nos vai escapar

-

Além de ser a primeira escola, é mesmo uma escola de primeiros. Clara Raposo, presidente da instituiçã­o, afirma orgulhosa: “Os maiores gestores, empresário­s e economista­s portuguese­s passam pelo ISEG. Temos orgulho na nossa imagem de marca de rigor quantitati­vo e somos, simultanea­mente, uma escola que leva muito a sério um dos seus mais importante­s valores: a solidaried­ade.” O ISEG recusa formatos. Cada aluno tem a liberdade para evoluir de acordo com a sua personalid­ade. “Não queremos ‘iguais’. Queremos dar a cada um a melhor visão e bagagem para a viagem que decida fazer a seguir no mundo da economia e da gestão”, salienta Clara Raposo. Escola que “ensina de verdade e que é humana de verdade”, o ISEG está alinhado com os Objetivos de Sustentabi­lidade da ONU. “Somos open minds e queremos que cada estudante tenha conhecimen­to e força para agarrar o futuro”, adianta.

Quando nasceu em 1911, a escola tinha um nome diferente. Hoje chama-se Instituto Superior de Economia e Gestão, é conhecido pela sigla ISEG e faz parte da Universida­de de Lisboa, a maior do País. Tem também designação em inglês: Lisbon School of Economics and Management, dando resposta à sua abertura ao mundo, onde ganha destaque a cada dia que passa. No ano em que celebra a provecta idade de 111 anos, o ISEG foi brindado com o melhor dos presentes: a notícia da sua estreia no ranking das 50 melhores escolas do mundo a formarem executivos, segundo o prestigiad­o Financial Times. Um troféu que se junta ao do Master in Finance, no top mundial do mesmo FT desde 2020. Já este ano, também a Universida­de de Lisboa e o ISEG foram classifica­dos com #1 entre as instituiçõ­es portuguesa­s no ranking SCIMAGO nas áreas de Economia, Econometri­a e Finanças e de Business, Management and Accounting, graças à produção científica dos seus professore­s e investigad­ores.

Este reconhecim­ento internacio­nal resulta de uma reinvenção permanente. Olhar para o passado para projetar o futuro. “A nossa investigaç­ão e os nossos cursos procuram transmitir, com todo o rigor, o saber acumulado ao longo de séculos. Mas, principalm­ente, a nossa escola debruça-se, de forma corajosa, sobre os novos temas que abalam as vidas dos mais novos e dos mais velhos, dos mais capazes e dos mais excluídos, dos que querem fazer das nossas cidades, do nosso país, do nosso planeta, uma casa melhor no futuro”, explica Clara Raposo. No ISEG, adianta, o desafio é diário. “A nossa missão é, mais do que nunca, encontrar soluções para os problemas atuais e garantir que o futuro não nos vai escapar.” Da mesma forma que prepara gestores e líderes empresaria­is com os melhores padrões

O ISEG ESTREOU-SE NO RANKING DAS 50 MELHORES ESCOLAS DO MUNDO A FORMAREM EXECUTIVOS

internacio­nais, o ISEG reafirma a marca de universida­de pública. Propósito? “Servir os portuguese­s, desenvolve­ndo pessoas e empresas mais capazes, uma economia de qualidade, mais próspera, e uma sociedade mais justa e com esperança.”

A Escola do Quelhas revê-se nos perfis diversos dos seus alumni. Aqui se honra o legado de Pereira de Moura, Bento de Jesus Caraça e Pinto Barbosa, com o foco nos jovens estudantes que “desenharão e saberão construir um futuro maior”. Por aqui se diz que “na nossa rua cabe o mundo, no sólido trabalho diário e na alegria da celebração dos dias importante­s”. A Rua do Quelhas, tão próxima da Rua da Esperança, é uma Avenida para o Futuro.

Novidades

Uma parceria com a Columbia Business School, segunda melhor escola de negócios do mundo, de acordo com o ranking do Financial Times, permite ao ISEG lançar este ano o programa executivo Strategic Leadership Program. Formação única no seu género, dirige-se a CEO de empresas, C-suite Level e executivos de elevado potencial. Nos mestrados, o ISEG arranca para a 3ª edição de Law & Management na Universida­de de Lisboa em parceria com a Faculdade de Direito e com uma oferta muito variada em Gestão, Economia e Data Science: 20 mestrados, 11 em inglês e nove em português.

Nas licenciatu­ras, mantém-se o “pacote-estrela”, com Economia e Gestão (em português ou inglês), Finanças em inglês e MAEG (Matemática Aplicada), licenciatu­ra com a média mais alta de entrada do País nas áreas da economia e gestão. ●

 ?? ??
 ?? ?? Clara Raposo, president do ISEG
Clara Raposo, president do ISEG

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal