SÁBADO

COMPANHIA MAIOR: AGORA NO TITANIC

O grupo sénior escolheu Ricardo Neves-Neves para dirigir o seu espetáculo anual. O resultado é Transatlân­tico, comédia musical a bordo do malogrado navio, que estreia esta quinta feira, 23 de junho, no Teatro São Luiz, em Lisboa.

- Por Rita Bertrand

“É uma viagem muito doida”, avisa o encenador, lembrando que “temos todos uma ligação forte ao filme e imaginamos facilmente os espaços comuns”

DESTA VEZ a peça da Companhia Maior não é feita de memórias pessoais. Mudando-se do CCB para o São Luiz, onde Transatlân­tico estreia esta quinta-feira, e escolhendo Ricardo Neves-Neves, aclamado por musicais como A Reconquist­a de Olivenza ou Banda Sonora, para dirigir, experiment­a agora representa­r uma comédia de 1974, do norte-americano Christophe­r Durang, que se chama (e se passa a bordo do) Titanic. “É uma viagem muito doida”, avisa o encenador, lembrando que “temos todos uma ligação forte ao filme de 1997 e imaginamos facilmente os espaços comuns, os quartos, o convés”.

Contar outra história, a de famílias que na nossa imaginação se podem ter cruzado com Kate Winslet e DiCaprio, é a premissa do espetáculo, que graças aos estagiário­s do Teatro do Elétrico, a companhia de Ricardo, que o coproduz, terá música tocada ao vivo por quatro elementos e 10 jovens cantores ao lado dos 19 seniores da companhia, incluindo Michel, que os ensinou a sapatear e também dá um “arzinho” da sua dança.

“É um grupo de miúdos com grande ligação à música. Deve ter sido por isso que escolheram o Teatro do Elétrico para estagiar”, explica o encenador à SÁBADO, sublinhand­o: “Seria um desperdíci­o não os integrar.” Já com a Companhia Maior, o processo de trabalho foi rápido: “Talvez devido à sua experiênci­a de vida chegam mais facilmente a personagen­s sólidas.”

Não se pense, porém, que a ideia do “sénior sábio” norteie o espetáculo: “Em palco são todos bichinhos meio perdidos, o oposto da sabedoria, com uma relação frágil com a vida e aquela ingenuidad­e infantil de que eu tanto gosto. No fundo, crianças a brincar.”

Depois de Lisboa, este Transatlân­tico musical ruma ao Algarve, atracando no Cineteatro Louletano a 8 e 9 de julho. ●

TRANSATLÂN­TICO TEATRO SÃO LUIZ, LISBOA De 23 a 26/6 • 5.ª a sáb., 20h; dom., 17h30 €12 a €15 (c/descontos)

 ?? ?? Edmundo Sardinha, Kimberley Ribeiro, Michel, Paula Bárcia, Carlos Fernandes e Elisa Worm integram o elenco
Edmundo Sardinha, Kimberley Ribeiro, Michel, Paula Bárcia, Carlos Fernandes e Elisa Worm integram o elenco
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal