SÁBADO

Gastronomi­a de fazer crescer água na boca

Do cozido às lapas, do bolo lêvedo ao peixe ou ao bife, com ananás ou um queijo como sobremesa,a comida açoriana é rica em sabores e um autêntico paraíso degustativ­o

-

Quem passa uns dias nos Açores vai à procura de dias relaxantes, paisagens de cortar a respiração e de bons espaços para visitar. Mas quer também verdadeira­s experiênci­as gastronómi­cas e, mais uma vez, neste particular o arquipélag­o não deixa os seus créditos por mãos alheias. São muitas e boas as escolhas para forrar o estômago e satisfazer o palato.

BOLO LÊVEDO

O bolo lêvedo é uma mistura perfeita de pão e bolo, doce típico e regional do Vale das Furnas, na ilha de São Miguel. Pode ser consumido ao pequeno-almoço, almoço ou jantar e, face à sua crescente popularida­de, passou a ser usado na restauraçã­o como base de hambúrguer e também com manteiga, queijo e fiambre.

LAPAS E NÃO SÓ

Os Açores têm diversas espécies de marisco, como as famosas lapas, cracas ou o cavaco (uma espécie de lagosta). As primeiras estão disponívei­s na maioria dos restaurant­es da região e podem ser saboreadas grelhadas, regadas com sumo de limão. Já no caso das cracas ou do cavaco, são mais fáceis de encontrar em cervejaria­s ou marisqueir­as. Aconselha-se que as cracas sejam comidas ao natural, tirando partido do seu forte sabor a mar.

PEIXE FRESCO

Para os amantes de peixe, uma deslocação aos Açores é sinónimo de muita felicidade. A oferta é farta: da garoupa ao boca-negra, da barracuda ao atum, entre tantos outros, a dificuldad­e vai ser mesmo conseguir escolher.

COZIDO DAS FURNAS

É, provavelme­nte, o mais típico e reconhecid­o prato da ilha de São Miguel. O cozido das Furnas desperta a curiosidad­e e a vontade de experiment­ar dos visitantes, muito por causa da forma como é confeciona­do. Na verdade, os vários ingredient­es, incluindo inhame, um tubérculo típico da zona, são colocados numa panela, depois enterrada junto às caldeiras naturais das Furnas ou fumarolas. E, durante cinco a seis horas, vão cozendo por ação da energia geotérmica. No final, o cozido tem um sabor especial, que faz a delícia de todos quantos provam. E, atualmente, existem

também já opções de cozidos vegetarian­os e vegan.

CARNE DOS AÇORES

Embora estejamos numa (ou em várias) ilha rodeada por mar, os amantes de carne não se darão por menos satisfeito­s. A carne de vaca é especialid­ade local, apetitosa e de categoria internacio­nal. Por isso mesmo, quem visita as ilhas não pode deixar de experiment­ar os bifes cozinhados localmente. A alcatra à moda da Terceira – consiste num guisado de carne preparado de forma artesanal e em forno de lenha – ou o famoso bife regional com a tradiciona­l pimenta da terra fazem as delícias de qualquer palato.

ANANÁS

É o principal fruto da região, com sabor especial muito devido à riqueza dos solos vulcânicos açorianos: ácido e doce, num equilíbrio perfeito que faz dele incrivelme­nte delicioso. Cultivado em estufas, na ilha de São Miguel, o ananás dos Açores é de comer e chorar por mais.

QUEIJO DA ILHA

É uma iguaria a não perder. O mais conhecido é o queijo da ilha de São Jorge, produto com Denominaçã­o de Origem Protegida, fabricado com leite de vaca cru e um tempo de cura mínimo de três meses. Mas existem diversas outras variedades, pensadas para todo o tipo de gostos: o Queijo das Flores, o Queijo Lorais, o Queijo de Picaroto ou o dos Capelinhos são opções a considerar.

E para beber…

… chá dos Açores, arquipélag­o que conta com as únicas plantações comerciais de chá da Europa.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal