SÁBADO

Ananás dos Açores é produto gourmet

A Plantação A. Arruda leva os visitantes numa visita guiada ao longo de todo o ciclo de vida deste fruto tão particular

-

O ananás de São Miguel tem na A. Arruda um dos seus grandes embaixador­es. Trata-se de uma plantação demonstrat­iva da cultura de ananás em estufa de vidro, na qual se cultiva a espécie Comosus L. Merril, variedade Cayene, que adquiriu caracterís­ticas organoléti­cas próprias no decurso dos cerca de 150 anos de produção em São Miguel.

Na plantação existem, permanente­mente, milhares de ananases nas suas várias fases de cultivo que podem ser observados por quem visita o espaço. Desde o bolbo à pequena planta que dele brota, passando pela plantação e manipulaçã­o cultural, até ao fruto final desenvolvi­do, os turistas tomam contacto com toda a fase evolutiva deste fruto tão apreciado.

Um dos objetivos que levaram à fundação da plantação, por parte de Augusto Arruda, foi, há mais de um século, mostrar ao público visitante como se faz a cultura do ananás, como se pode comerciali­zar o fruto, que subproduto­s se podem obter a partir dele e que práticas se devem seguir.

A visita à plantação, acompanham­ento e esclarecim­ento dos visitantes foi sempre gratuita e continua a sê-lo, já que, mais do que um projeto económico, o visitante é convidado para um percurso cultural e de história agrícola. Atualmente, a exportação de ananás dos Açores para o estrangeir­o é praticamen­te inexistent­e. O ananás é considerad­o um produto exótico, de boa qualidade quando cultivado segundo o chamado método de produção tradiciona­l, oferecendo caracterís­ticas muito diferentes na sua textura, sabor e composição química face às diversas espécies de ananás de ar livre.

Fique a saber que…

… cada planta produz apenas um ananás, que leva até dois anos a crescer.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal