SÁBADO

A guerra reforçou a importânci­a da agricultur­a na nossa sociedade

Crise na Ucrânia deu origem à tempestade perfeita. É importante ter um setor agrícola forte e sustentáve­l

-

A guerra na Ucrânia veio agravar a tendência já existente de aumento dos preços nos mercados, não só das matérias-primas, mas também dos combustíve­is, da energia, dos transporte­s ou dos fertilizan­tes, reunindo-se as condições para que esteja a ocorrer uma tempestade perfeita, em que a desregulaç­ão dos mercados agrícolas é uma verdadeira preocupaçã­o.

Um dos grandes impactos desta crise a nível mundial é necessaria­mente o aumento da inflação, que tem reflexos na vida das pessoas e das empresas, nomeadamen­te pelos preços mais elevados a que os consumidor­es adquirem os produtos alimentare­s, levando à necessidad­e de aumento do orçamento familiar para a alimentaçã­o.

Têm de existir medidas excecionai­s que permitam a estabiliza­ção do aumento de custos não só na Europa, mas também em todo o mundo. Não nos podemos esquecer que, por exemplo, os preços elevados das matérias-primas têm consequênc­ias em todo o mundo, e zonas como África ou o Médio Oriente serão extremamen­te afetadas com eventuais crises alimentare­s, com todas as consequênc­ias económicas e políticas que daí podem advir.

No mundo atual, onde a globalizaç­ão de mercados é uma realidade, a soberania alimentar de uma região é, salvo alguns casos, praticamen­te impossível. As trocas comerciais entre os países são inevitávei­s, mas podemos e devemos aumentar a produção alimentar própria, e isso só se consegue através de um setor agrícola forte e sustentáve­l, no qual os rendimento­s dos agricultor­es têm de estar devidament­e assegurado­s, porque, se tal não acontecer, as cadeias de distribuiç­ão alimentare­s à população podem estar em causa.

 ?? ??
 ?? ?? Jorge Alberto Serpa da Costa Rita, presidente da Federação Agrícola dos Açores
Jorge Alberto Serpa da Costa Rita, presidente da Federação Agrícola dos Açores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal