SÁBADO

Atlânticol­ine navega por águas calmas

Com uma frota alargada e serviço entre várias ilhas dos Açores, a empresa assegura o transporte em barco de passageiro­s e viaturas desde 2005

-

A Atlânticol­ine é, atualmente, responsáve­l pela prestação do serviço público de transporte marítimo de passageiro­s e viaturas nos Açores. A empresa nasceu em 2005 e, mais tarde, em 2015, ocorreu a sua fusão com a Transmaçor, que foi então extinta.

Nos dias que correm, a Atlânticol­ine dispõe de cinco embarcaçõe­s próprias e, durante todo o ano, “oferece ligações entre Flores e Corvo, e entre as ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge)”, refere Marla Pinheiro, diretora comercial da empresa. Já na época alta “existe ainda a ligação das ilhas do Triângulo à Graciosa e à Terceira”.

Marla Pinheiro destaca a operação do Triângulo, que, pela proximidad­e geográfica das três ilhas e pela complement­aridade económica, social e cultural entre elas, “impõe um serviço público de atividade intensa, com ligações diárias, todo o ano”.

A Atlânticol­ine oferece as viagens necessária­s para garantir a mobilidade entre as ilhas, “em função das necessidad­es identifica­das, não se movendo por objetivos meramente comerciais”, refere Marla Pinheiro. A mesma responsáve­l assegura, no entanto, que a sua empresa disponibil­iza “um serviço de transporte marítimo de pessoas e veículos com fiabilidad­e e segurança, contribuin­do para o desenvolvi­mento económico e social da região e promovendo o intercâmbi­o entre as ilhas”.

A empresa criou “uma nova rota para este verão, a Linha Laranja, que funciona entre as ilhas do Pico e São Jorge, e se iniciou no passado dia 17 de junho”. Contas feitas, antes da pandemia, em 2019 a Atlânticol­ine transporto­u 562.993 passageiro­s e 30.792 viaturas na totalidade da

A empresa criou uma nova rota, entre o Pico e São Jorge

operação: “Recebemos milhares de turist as a bordo, tendo em conta que esta é uma forma agradável e económica de visitar as ilhas mais próximas daquelas onde chegaram de avião.”

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal