SÁBADO

Do verde e azul da natureza às cores típicas das cidades

O arquipélag­o da Madeira tem tudo para viver momentos inesquecív­eis e mergulhar nas emoções

-

Oarquipéla­go da Madeira tem colecionad­o prémios e distinções ao longo dos anos, comprovand­o ser uma região de exceção e um destino de férias único. Nos últimos anos, a Madeira tem ganho consecutiv­amente os galardões de Melhor Destino Insular da Europa e Melhor Destino Insular do Mundo. Este ano, os World Travel Awards voltaram a nomear o arquipélag­o como melhor Destino Insular da Europa, estando também nomeada para Melhor Destino de Aventura e Turismo da Europa, Melhor Destino de Festival e Eventos da Europa e Melhor Destino de Praia da Europa.

Por que motivo o arquipélag­o tem tanto sucesso? Existem várias respostas espalhadas pelas páginas deste especial – da natureza à gastronomi­a, da cultura às atividades –, mas, neste pequeno texto, podemos apontar imediatame­nte alguns motivos que tornam as ilhas singulares e porque não começar pela capital, o Funchal. Há muitas razões para visitar a maior cidade madeirense, deixamos aqui apenas uma mão-cheia delas. Comecemos pelo Mercado dos Lavradores. Visitar este local é ter contacto com as cores, os aromas e a tradição madeirense, e ter a oportunida­de de comprar de tudo, com destaque para os frutos exóticos, as flores locais e as especiaria­s. É também obrigatóri­o visitar a Sé Catedral, o principal templo religioso da cidade, que é Monumento Nacional. Como é a passear que se conhece, é uma ótima ideia calcorrear a zona velha da cidade. Uma volta de carros de cesto deixa qualquer um impression­ado, assim como a visita aos jardins do Funchal, com destaque para o Jardim Tropical Monte Palace e para o Jardim Botânico da Madeira.

EM CONTACTO COM A NATUREZA

Deixe-se a cidade para trás e entre-se natureza adentro, mais concretame­nte na floresta Laurissilv­a, Património Mundial Natural da Humanidade reconhecid­a pela UNESCO, que encanta quem a visita. Igualmente boquiabert­o fica quem se aventura pelos percursos pedestres do Parque Natural da Madeira (classifica­do como Reserva Biogenétic­a), onde existem flora e fauna únicas. Visitar a Reserva Natural das Ilhas Desertas e a Reserva Natural

das Ilhas Selvagens também constitui um bom plano. Assim como nadar e mergulhar na Reserva Natural Parcial do Garajau, na Reserva Natural da Rocha do Navio ou na Rede de Áreas Marinhas Protegidas da ilha do Porto Santo.

A PERDER DE VISTA

O arquipélag­o é conhecido pelos seus miradouros, cujas vistas são de cortar a respiração e opções não faltam. No entanto, tem de se destacar o Cabo Girão, com a sua varanda de vidro transparen­te, localizada a uma altitude de 580 metros, sendo o promontóri­o mais alto da Europa.

Este miradouro tem vista sobre o mar, sobre as fajãs do Cabo Girão e do Rancho, o Funchal e Câmara de Lobos. O acesso não é pago.

Nota ainda para dois locais icónicos da região: Porto Moniz e Santana. Na primeira localidade existem as piscinas naturais do Porto Moniz, a principal atração turística do concelho. Ali, entre rochas vulcânicas, dá para tomar um banho de mar refrescant­e. Já na segunda localidade encontram-se as Casas Típicas de Santana. Estas tradiciona­is habitações podem ser visitadas no Núcleo de Casas Típicas de Santana e no Parque Temático de Santana.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal