SÁBADO

TRILHOS E CAMINHADAS

-

Caminho da Missa ÉVORA

▶ Apesar do baixo grau de dificuldad­e, este percurso de 10 km tem duração aproximada de três horas, e pode não ser para todos. Se aceitar o desafio, passará pelos principais centros rurais de culto religioso de Évora, incluindo os templos do Senhor dos Aflitos (partida), São Roque ou Nossa Senhora do Espinheiro (chegada).

Salgueiral da Galiza LAGOA DE SANTO ANDRÉ

▶ Com uma extensão de apenas 1,7 km e dificuldad­e média (acentuado declive), este percurso destaca-se pela vertente de observação da natureza: na fauna, é excelente para entusiasta­s de observação de aves, e na flora, passa por zonas de salgueiral e sobreiral, com um troço em passadiço.

Percurso das Carreiras PORTALEGRE

▶ Percurso circular de 9,3 km com partida e chegada à aldeia de Carreiras, segue, na ida, por uma antiga calçada medieval e, na volta, pela elevada e pitoresca estrada que liga Castelo de Vide a Carreiras, incluindo o deslumbran­te Miradouro da Fonte dos Carvoeiros. Atente no declive, que pode chegar aos 700 m.

Entre o Escalda e o Pulo do Lobo MÉRTOLA

▶ Considerad­o o melhor percurso da região do Vale do Guadiana, este trilho circular de 6 km começa e acaba no Monte das Pias, onde se pode admirar a Anta das Pias, e se passa pelo Moinho de Escalda (a partir do qual o terreno se torna acidentado) e pela magnífica cascata do Pulo do Lobo.

Trilho do Conhal NISA

▶ Este trilho existe em várias versões, com um mínimo de 8,5 km e máximo de 14 km. Comum a todos eles é a oportunida­de de contemplar algumas das maiores maravilhas naturais da região: as Portas de Ródão, o Miradouro da Serrinha, a Ribeira do Vale, a Ilha do Cabecinho em pleno Tejo ou o Pego das Portas.

Trilho dos Pescadores COSTA VICENTINA E ALGARVIA

▶ Se quiser fazê-lo do início ao fim (e não falta quem o faça), terá longos 227 km pela frente: o maior percurso pedestre costeiro do País, que recupera as rotas percorrida­s pelos pescadores, começa em São Torpes e só acaba em Lagos. Mais vale escolher o troço mais próximo de si.

Passadiços da Serra d'Ossa REDONDO

▶ Inaugurado­s em abril de 2021, estes passadiços foram construído­s para facilitar o novo percurso pedonal com o mesmo nome, cujos trilhos eram utilizados pelos monges eremitas da Ordem de São Paulo. Espere, portanto, um percurso simples e linear, de 1,5 km, até à Igreja da Senhora do Monte da Virgem. ●

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal