SÁBADO

Monte da Bemposta

PORTO COVO

-

Aestrada que nos leva até ao Monte da Bemposta é uma das mais bonitas e fotografad­as de Portugal – com a Ilha do Pessegueir­o em fundo, nem o alcatrão novo lhe conseguiu tirar o charme de ser uma estrada que parece ter sido desenhada a régua e esquadro por um arquiteto de excelência, o tal que, se continuar a descansar ao sétimo dia, descansa com certeza neste monte. O Monte da Bemposta não exagera no autoelogio: ele entrega mesmo “a tranquilid­ade do campo junto ao mar” numa “quinta que um dia deu à costa na fantástica Costa Alentejana”.

Ainda a cheirar a novo (abriu, discretíss­imo, no verão de 2021), o Monte da Bemposta já tem um vício: tratar todos os hóspedes como se fossem velhos amigos da família. Fá-lo com a mestria de quem sabe receber: é possível tratar pelo nome todas as pessoas com quem se cruzar mas ninguém o fará sentir que lhe deve contas. No resto, este turismo rural tem zonas exteriores (a saber, os sofás junto à piscina, a esplanada coberta onde pode tomar o pequeno-almoço ou fazer o jantar) onde apetece ficar, mas também casas para onde apetece ir (16 unidades, 10 das quais com mezanino, sala de estar e cozinha, a partir de €155). A propriedad­e onde se ergue é grande, com vista de mar a partir de qualquer ponto.

E entre o conforto das zonas exteriores e a qualidade dos quartos, há ainda algumas distrações extras: os caminhos da propriedad­e convidam ao passeio, sobretudo porque somos avisados de que além da horta e dos jardins de aromáticas, lá longe, aonde a vista já não alcança, há animais (alpacas, lamas, burros e cavalos). Para quem quer mais atividade há também bicicletas disponívei­s para explorar as imediações, dois campos de padel e passeios a cavalo (recomendad­os a pessoas com experiênci­a) e de charrete (para os comuns mortais que queiram passear à beira-mar e pelas dunas sem cansar as pernas).

Da casa à praia é um pulo: as praias do Queimado e da Ilha do Pessegueir­o estão à distância de um passeio a pé (menos de 10 minutos) e em 15 minutos de carro chega-se a Porto Covo e à praia dos Buizinhos (na capa). Ficar pelo Monte da Bemposta, porém, não é de desprezar: para dois dias de descanso ou sete de férias, este turismo rural oferece-se perfeito – e adequado a casais como a grupos de amigos ou de família. Entre a piscina, as atividades disponívei­s e até o pormenor de cada casa ter uma zona exterior que convida a um café, é possível que o tempo passe sem que se dê por ele. Faça o que fizer, só não deixe de conhecer o restaurant­e do Monte da Bemposta. Vá lá descobrir, por si, porquê.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal