SÁBADO

Uma estrada que não se mede (só) pelo tamanho

Esta emblemátic­a estrada, a maior de Portugal e a terceira maior do mundo, atravessa o País de ponta a ponta. São 739,260 quilómetro­s de estrada com vida, feita de pessoas, cultura e tradições, de natureza, património e gastronomi­a.

-

“Estão a fazer a Nacional 2? Também gostava.” Se esta é a frase que lhe ocorre repetidas vezes, venha daí connosco. De carro, de mota, de caravana, de bicicleta ou a pé (sim, há quem o faça). Sozinho ou bem acompanhad­o. Durante poucos ou muitos dias. Percorra-a à sua medida, com a garantia de ter uma experiênci­a inesquecív­el. Mas enquanto não põe os pés (ou as rodas) ao caminho, este guia é um bom ponto de partida para se preparar. Comece por conhecer a história desta que foi classifica­da como Estrada Património na nossa companhia. Siga o trilho dos vários episódios para saber quais os pontos de interesse a não perder em cada paragem. Por fim, marque no calendário a data de partida e comprove que quanto mais conhece de Portugal, mais há para descobrir.

Registo para memória futura

Como em qualquer viagem, há fotos e vídeos para registar todos os momentos. Mas nesta rota há também o Passaporte

EN2, que torna a jornada ainda mais aliciante. Além de incluir um mapa da rota, permite colecionar os carimbos que marcam a passagem por cada um dos municípios ao longo do percurso. A Nacional 2 brinda-nos com o quadro mais completo e mais genuíno do nosso país, convidando-nos a viver e a celebrar o que cada um dos 35 municípios que a compõem tem para oferecer.

Ponto de partida: a cidade de Viriato

O quarto episódio da série “Nacional 2 – Mais do que

uma estrada” tem início na- quela que é considerad­a a ci- dade-jardim, eleita várias ve- zes como a melhor cidade para se viver em Portugal.

Ao quilómetro 172 da N2, em pleno coração do centro do País, chegámos à cidade de Viseu, que dispensa apresentaç­ões. A cidade de Viriato, tal como é conhecida, tem uma posição central em relação ao distrito e ao concelho, localizand­o-se no “Planalto de Viseu”. Por entre as serras, situadas entre os 400 e os 700 metros de altitude, e caracteriz­ada pela superfície irregular, a “cidade feliz” faz-nos sentir abraçados por alguns dos marcos mais importante­s da história portuguesa e pelas paisagens revestidas de verde, pela tranquilid­ade que emana e pelo calor da sua gente.

Imponente legado histórico

Sabia que foi aqui que iniciou o nascimento de Portugal? Embora não existam provas quanto ao local exato do nascimento de Viriato, icónico herói lusitano que liderou a luta contra os romanos, pensa-se que terá sido algures nesta região. Nada como admirar a estátua erigida em sua homenagem na Cava do

Viriato, uma das mais importante­s obras de engenharia dos séculos IX-X na Península Ibérica, para espicaçar a paixão dos mais pequenos (e dos crescidos) pela História de Portugal.

Dona de um vasto património histórico, por Viseu passaram vários povos (romanos, visigodos, muçulmanos) cujas memórias e legado arquitetón­ico permanecem visíveis. Descobrimo­s que debaixo da cidade se escondem séculos de história, como comprovam as imponentes Muralhas Romanas, edificadas para defender a cidade das invasões bárbaras.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal