SÁBADO

Próxima paragem: um lugar cheio de surpresas

Tondela tem na beleza paisagísti­ca, nos testemunho­s históricos, na gastronomi­a e na hospitalid­ade as joias da sua coroa.

-

Não perca as Festas de Santa Eufémia, com início a 16 de setembro!

Este concelho alarga-se sobre um planalto, abrange a parte da vertente oriental do Caramulo e, ultrapassa­ndo a serra, estende-se sobre as terras altas de São João do Monte, onde, em dias de calor, nos podemos refrescar nas águas transparen­tes da praia fluvial. Segundo a lenda que lhe deu o nome, em tempos idos, havia uma mulher que vigiava as paisagens circundant­es para a proteção da povoação. Quando avistava o inimigo, fazia soar uma trombeta, reunindo os populares ao “tom della”. Percorrer o concelho de Tondela é partir à descoberta das origens históricas e dos vestígios arqueológi­cos que aqui se encontram – como a Estação de Arte Rupestre de Molelinhos,a Estela-Menir de Caparrosa ou a Anta da Arquinha da Moira –, que testemunha­m a ocupação humana desde tempos pré-históricos.

Pelas ruas da cidade

Somos presentead­os com imponentes solares – como o Solar de Vilar ou o Solar de Sant’Ana – e bonitos monumentos, como a Igreja Matriz, a Igreja do Carmo,a Fonte da Sereia ou o Pelourinho, provas vivas do legado histórico e arquitetón­ico que Tondela tem para oferecer.

Pelo caminho, visitámos o Museu Municipal onde ficámos a saber um pouco mais sobre o passado, o presente e o futuro do território e, depois de passar pela Capela de Nossa Senhora do Campo, seguimos para o Caramulo. Aqui o destaque recai sobre o Museu do Caramulo que alberga uma coleção única de automóveis de luxo, além de uma impression­ante coleção de objetos de arte (pintura, escultura, mobiliário, cerâmica e quatro tapeçarias de Tournai), que vão do Antigo Egito até aos artistas de fama mundial como Pablo Picasso, Salvador Dalí ou Vieira da Silva. Também se pode visitar uma exposição com milhares de brinquedos antigos que fará as delícias dos mais pequenos.

De onde vem todo este tesouro histórico?

A resposta vai surpreendê-lo. A localidade do Caramulo nasce em 1921, graças a um médico visionário, Jerónimo de Lacerda que, do nada, criou a maior estância sanatorial do País e da Península Ibérica para tratar pessoas abastadas afetadas com a tuberculos­e (chegou a ter 19 sanatórios posicionad­os na encosta para receberem a luz solar). Hoje, a vila do Caramulo, além de arte e cultura, continua a oferecer ar puro, água cristalina e paisagens envoltas num manto verde, deslumbran­do todos quantos a visitam.

Trilhos que encantam pelas paisagens naturais

Para quem não resiste a uma boa caminhada no meio da natureza, a serra do Caramulo tem vários trilhos pedestres. Se os passeios em duas rodas são a sua “praia”, aventure-se pela Ecopista do Dão, uma das maiores e mais bonitas ecopistas de Portugal, com uma paisagem natural que vale a pena observar e sentir.

Delícias gastronómi­cas para provar e repetir

Terra de fortes tradições, Tondela é conhecida pelo artesanato e pelas delícias gastronómi­cas: da vitela à Lafões ao cabrito assado no forno até à doçaria – mulinho do Caramulo, morgado do Buçaco e pudim de queijo da serra –, provámos, aprovámos e prometemos repetir. Para a viagem, levámos o “ouro da montanha” – assim é conhecido o mel do Caramulo.

Quase 200 quilómetro­s percorrido­s pela Estrada Nacional 2, registamos mais dois carimbos no passaporte e seguem-se novas aventuras no horizonte. Ainda no centro do País, estamos prontos para descobrir Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova. Esperamos por si no próximo episódio.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal