SÁBADO

Cartas inéditas de D. Pedro

-

DPedro é uma dos personagen­s mais marcantes da história . de Portugal e do Brasil. Como conta a subeditora Vanda Marques, a sua vida é, ainda hoje, motivo de estudo detalhado – e de emoção. Foi esse estudo que levou a investigad­ora luso-brasileira Cláudia Thomé Witte até à Alemanha para descobrir um conjunto de cartas inéditas do monarca no espólio familiar de um ex-secretário de D. Pedro. Esses manuscrito­s foram recentemen­te adquiridos pelo governo e enviados para a biblioteca do Palácio da Ajuda onde estão a ser catalogado­s – mas a historiado­ra

aceitou partilhar dois deles com a SÁBADO. Já a emoção provocada por D. Pedro é visível no Palácio de Queluz, onde o monarca nasceu e morreu: como conta a curadora Conceição Coelho, são muitos os turistas brasileiro­s que choram ao chegar ao antigo quarto do imperador do Brasil. Um homem com uma vida curta mas, como poderá ler, muito intensa.

B Carlos Moedas, ano um

A jornalista Margarida Davim passou várias semanas a tentar perceber como foi o primeiro ano de Carlos Moedas à frente da Câmara Municipal de Lisboa. Enquanto a repórter falava com vereadores, deputados municipais e funcionári­os, o autarca convocou uma reunião para fazer o balanço do ano e preparar o próximo. Tinham sido semanas debaixo de fogo por causa de gafes e polémicas que Carlos Moedas quer deixar para trás. A SÁBADO esteve nos bastidores do encontro e conta como o autarca se prepara para entrar em setembro com novo fôlego.

B Luta burocrátic­a

Uma queixa da Associação Ambiental Proteger Grândola sobre a construção de uma moradia e o abate de sobreiros em Melides, por parte da Primosfera, a empresa de Miguel Charters e da mulher, Sofia Champalima­ud, levou a redatora principal Ana Taborda a passar os meses seguintes numa batalha burocrátic­a com a Câmara de Grândola. O primeiro pedido de consulta do processo de construção foi feito em maio, levou à colocação de uma funcionári­a da autarquia a vigiar a jornalista a tomar notas em junho e só no início de agosto foram enviadas as cópias dos documentos solicitado­s. Os detalhes estão nesta edição.

B Continuar a crescer

Esta semana a SÁBADO dá mais um passo no seu cresciment­o sustentado: o GPS passa a contar com um programa semanal na antena da CMTV. Todos os sábados de manhã, a editora executiva Ângela Marques irá mostrar-lhe o melhor da gastronomi­a, do lazer e da cultura no nosso Guia Para Sair. Um programa que se junta em antena à versão televisiva da SÁBADO Viajante. Contamos consigo. Boa semana. ●

 ?? ?? B Diretor Executivo
Nuno Tiago Pinto
B Diretor Executivo Nuno Tiago Pinto
 ?? ?? ▲
A editora executiva Ângela Marques nas filmagens do primeiro programa do GPS a ser emitido na CMTV
▲ A editora executiva Ângela Marques nas filmagens do primeiro programa do GPS a ser emitido na CMTV
 ?? ?? ▲ A subeditora Vanda Marques com a conservado­ra do Palácio de Queluz, Conceição Coelho
▲ A subeditora Vanda Marques com a conservado­ra do Palácio de Queluz, Conceição Coelho
 ?? ?? ▲
A nova edição da SÁBADO Viajante já está nas bancas. O tema de capa leva-nos ao Douro e Tâmega
▲ A nova edição da SÁBADO Viajante já está nas bancas. O tema de capa leva-nos ao Douro e Tâmega

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal