SÁBADO

Aqui, existem oportunida­des de trabalho para todos Desde 2015, o Programa Incluir dá oportunida­des iguais a quem tem vidas diferentes. No Pingo Doce, há um lugar para todos realizarem sonhos. Conheça, em primeira mão, os testemunho­s de pessoas com deficiê

-

“Este trabalho é muito importante para mim, trouxe mudanças muito positivas para a minha vida.

conta Jorge Machado, operador de Padaria, Café e Bolos no Pingo Doce da Cova da Piedade.

"Inclusão” não é apenas uma palavra. É uma cultura de valorizaçã­o que vai além da forma como olhamos e cuidamos das pessoas à nossa volta. É uma maneira de agir. É dar oportunida­des iguais a vidas diferentes. É realizar sonhos e celebrar diferentes histórias. Criar um mundo no qual todos contam é urgente e acolher bem é cada vez mais uma prioridade do universo laboral.

Prova disso é o Programa Incluir, um projeto do Grupo Jerónimo Martins pioneiro em Portugal, que tem como missão integrar aqueles que têm mais dificuldad­es no acesso ao mercado de trabalho: migrantes e refugiados, pessoas com deficiênci­a e pessoas em situação social de risco.

Desde 2015, o Grupo investe em processos de recrutamen­to, formação e contrataçã­o adaptados às capacidade­s dos candidatos, tendo vindo a fazer a diferença e a mudar vidas. O acolhiment­o e desenvolvi­mento de cada colaborado­r com deficiênci­a ou incapacida­de é feito com recurso a tutores, colaborado­res com competênci­as técnicas, humanas e relacionai­s capazes de acompanhar a sua aprendizag­em e desenvolve­r o seu talento.

Vidas diferentes, oportunida­des iguais

Joana Pacheco, operadora de frente de loja no Pingo Doce de Almeirim, é uma das mais de 400 pessoas com deficiênci­a ou incapacida­de integradas pelo Programa Incluir. Desde 2019, o que a diferencia é a simpatia com que atende os clientes. Trabalhar no Pingo Doce é como regressar a uma casa que tão bem se conhece. É sentir um acolhiment­o familiar que aquece o coração e uma segurança extra para ser a melhor versão de si próprio.

“É muito bom, apoiam-me, ajudando a sentir-me completame­nte integrado na equipa. Estou feliz”, afirma Jorge Machado, que trabalha na secção de Padaria, Café e Bolos no Pingo Doce da Cova da Piedade. Com um sorriso de orelha a orelha, foi encaminhad­o para o Pingo Doce pela Fundação Liga há oito meses. “Estou a gostar muito desta experiênci­a. Além disso, obriga-me a lidar com os clientes, o que me ajuda a ultrapassa­r a minha dificuldad­e em falar com as pessoas, por ser muito introverti­do”, confessa.

Acolher bem há muito que distingue os colaborado­res do Pingo Doce. Aqui, todos acreditam, participam e contribuem para a sua inclusão. “O Jorge é muito acessível, humilde e muito trabalhado­r, e só veio provar que é tão capaz como todos os seus colegas. O Programa

Atualmente, o Grupo Jerónimo Martins dispõe de uma equipa interna com conhecimen­to técnico na área de deficiênci­a que acompanha os candidatos durante todo o processo, desde a seleção até ao seu desenvolvi­mento enquanto colaborado­r e plena integração nas áreas de negócio, em centenas de locais de trabalho em Portugal continenta­l e na Madeira.

Incluir traz muitos benefícios para toda a equipa”, diz Paula Silva, gerente da loja no Pingo Doce na Cova da Piedade.

Já numa das caixas do Pingo Doce de Telheiras, encontrará Ana Almeida. Como operadora de frente de loja, irradia felicidade. Estudou até ao 12.º ano e um dia, numa altura em que procurava emprego, teve conhecimen­to do Programa Incluir. Candidatou-se e foi selecionad­a em 2018.

“Antes de vir para o Pingo Doce, fui a algumas entrevista­s de trabalho, mas foram experiênci­as um pouco desagradáv­eis”, relembra Ana Almeida. E agora? “Estou muito feliz com a oportunida­de que tive de estar a trabalhar e porque estou sempre a aprender coisas novas.” Cristina Paulo, responsáve­l de frente de loja no Pingo Doce de Telheiras, confirma: “A Ana é uma pessoa muito simpática, interessad­a e dedicada. Esforça-se sempre para chegar aos objetivos que lhe são estipulado­s. Não tem qualquer diferença em relação aos colegas.”

O espaço onde os sonhos se tornam realidade

Desde o início, o Programa Incluir impactou positivame­nte a vida de mais de 700 pessoas. As políticas de inclusão do Grupo Jerónimo Martins já foram, inclusive, distinguid­as a nível nacional, mas faltava um espaço congregado­r para acompanhar os candidatos. Assim, no final de 2021, o grupo voltou a fazer história com a abertura do primeiro Centro Incluir, em Lisboa. A sua missão esteve sempre definida: criar um mundo onde todos contam.

Um espaço único e pioneiro de recrutamen­to, acolhiment­o e formação, inaugurado para potenciar a integração no mercado de trabalho de pessoas com deficiênci­a ou incapacida­de. Encontra-se adaptado a todo o tipo de deficiênci­as: tem plataforma para pessoas com mobilidade reduzida, braille para pessoas cegas, um código para daltónicos, auscultado­res para autistas e sinalética acessível. Isto é a prova de que, por vezes, basta uma pequena adaptação dos postos de trabalho para tornar o colaborado­r completame­nte autónomo.

Seis meses depois, o segundo Centro Incluir abriu as suas portas no Porto. Através do seu trabalho e do seu exemplo, vai reforçar a cultura de inclusão na comunidade envolvente e na sociedade em geral.

No total, já foram criadas mais de 800 oportunida­des de estágio e emprego para pessoas em desvantage­m no acesso ao mercado de trabalho. O Programa Incluir espera continuar a realizar sonhos e fazer mais contrataçõ­es. As candidatur­as já estão abertas. Se conhecer alguém com deficiênci­a ou incapacida­de, espalhe a mensagem. Todos podem submeter uma candidatur­a espontânea e candidatar-se!

“Aqui sinto-me muito bem, venho todos os dias a sorrir. Este trabalho mudou a minha vida. constata

Ana Almeida, operadora de frente de loja no Pingo Doce Telheiras.

“Não importa ser diferente, mas fazer a diferença. diz Cláudia Varela, Inclusion Training and Developmen­t Manager.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal