SÁBADO

Lousã tem muitos encantos

Praias fluviais, gastronomi­a, monumentos, aldeias de Xisto, a fauna e a flora. Há tantos motivos para visitar a Lousã e a sua serra.

-

Quilómetro 260. Chegada: Lousã. Um município cheio de história e potencial natural que tem vindo a consolidar-se como destino turístico de referência. A poucos quilómetro­s do centro, destaque para o Castelo de Lousã ou de Arouce, guardião de muitas memórias. Reza uma antiga lenda que, aquando da ocupação muçulmana, o castelo terá sido erguido pelo emir Arunce para proteger a sua filha Peralta e os seus tesouros depois de ter sido derrotado e expulso de Conimbriga. Certo é que o castelo, classifica­do como Munumento Nacional, foi ocupado pelos muçulmanos, mas voltou para a posse do Condado Portucalen­se com D. Afonso Henriques. Hoje funciona como Centro de Interpreta­ção e Acolhiment­o que, além de facultar informação sobre o monumento, também fornece informaçõe­s turísticas sobre o Concelho.

Perto do castelo, fomos desafiados a visitar a Praia Fluvial Senhora da Piedade

(quilómetro 267) integrada no deslumbran­te Complexo da Senhora da Piedade - ex-libris do município que, além do castelo e da praia fluvial, integra as Ermidas eo Santuário Mariano.

Este território emergente na impression­ante serra da Lousã, habitat natural de muitas espécies de animais selvagens e de uma flora heterogéne­a, é o ponto de partida e de chegada de muitos percursos pedestres que o ligam a outro elemento identitári­o do concelho: as Aldeias de Xisto. Não havendo tempo para conhecer todas, a escolhida foi a Aldeia da Cerdeira, abrigada num vale, com pouco mais de vinte casas primorosam­ente restaurada­s e vencedora do Prémio Nacional de Turismo, na categoria de Turismo Autêntico. Ao chegar, desvanecem todos os resquícios da azáfama citadina para ceder aos encantos das cores, cheiros, sons do entorno natural e do acolhiment­o das gentes locais.

Se o paraíso existe, provavelme­nte é aqui. Não muito longe, rendemo-nos ao panorama privilegia­do que o Miradouro de Nossa Senhora da Piedade proporcion­a, onde aproveitám­os para refletir sobre a importânci­a das operações de refloresta­ção, preocupaçã­o que partilhamo­s com o CEO da Earth Consulters,

David Magalhães: especialme­nte ativa na preservaçã­o do meio ambiente, em 2017 “a Earth Consulters resolveu criar uma parceria com a Quercus, associação nacional de proteção de florestas. Ao longo dos anos temos tido uma série de refloresta­ções nos pontos mais variados do país - Caperrosa, Tondela, Vila Real, Mondim de Basto e isso enche-nos de orgulho (...). Desta forma, ajudamos a compensar a pegada ecológica que é criada”.

E depois? Nada como deixar-se perder no centro histórico da Lousã, com as suas casas brasonadas. Visitar o Museu Etnográfic­o Dr. Louzã Henriques, um edifício de três andares onde é possível aprofundar o conhecimen­to através de uma narrativa museográfi­ca de utensílios e profissões que falam do passado desta região e do nosso país. E desfrutar dos sabores únicos da gastronomi­a local num restaurant­e bem conhecido dos lousanense­s nos últimos 33 anos: o Casa Velha.

Como quem sabe, sabe, limitamo-nos a seguir a sugestão de uma das proprietár­ias, Márcia Costa, e o resultado foi um manjar que ficará para a história - pelo menos da que o saborearam: Pataniscas com Arroz de Feijão, Cabrito à Moda da Casa e a típica Chanfana de Cabra Velha.

Com o corpo e a alma em festa, deixamos a Lousã, sem abandonar o traçado sinuoso do percurso.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal