SÁBADO

ESTRELA DO YOUTUBE

Na modesta cozinha do seu rancho faz vídeos a cozinhar pratos mexicanos. Já é mais famosa do que chefs premiados.

- Por Sónia Bento

O “lá amigos! Estou a preparar umas tortilhas, mas agora chegou o meu filho, que me trouxe um huitlacoch­e [fungo do milho considerad­o o ‘caviar dos Astecas’].” Foi assim que começou o primeiro vídeo de Dona Ángela, divulgado a 20 de agosto de 2019. Hoje tem um canal no YouTube, o De Mi Rancho a Tu Cocina, com mais de quatro milhões de subscritor­es, onde partilha receitas feitas com alimentos típicos da sua região.

Ángela Garfias Vázquez, a “abuelita”, como lhe chamam, tem 72 anos e mora no rancho Pablo Cuin, em Ario de Rosales, no estado de Michoacán. Com uma bata de dona de casa, faz os vídeos, para a câmara do telemóvel da filha, a partir da sua modesta cozinha, que tem um forno de lenha e está decorada com pimentas secas, uma cruz, colheres de pau e canecas de barro penduradas na parede. Além de dicas caseiras de remédios para a tosse, também partilha receitas tradiciona­is e baratas como frijoles com carne de porco ou guisado de rancho. Os cozinhados de Dona Ángela têm vindo a atrair cada vez mais seguidores, como por exemplo, a receita de capirotada de três leites, que já tem mais de 2 milhões de visualizaç­ões ou outra de frango já com 2.4 milhões.

Os vídeos de De Mi Rancho a Tu Cocina já alcançaram, em média, mais visualizaç­ões do que gigantes da gastronomi­a. Por exemplo, Martha Stewart tem uma média de 15 a 20 mil visualizaç­ões e muito raramente chega às 100 mil, e mesmo o chef britânico Gordon Ramsay fica atrás. Com 17 estrelas Michelin, ultrapassa Dona Ángela em número de subscritor­es, com 19,4 milhões, mas os seus vídeos mais recentes rondam as 700 mil visualizaç­ões.

No 4.º lugar do ranking

Dois meses após ter divulgado o primeiro vídeo, a cozinheira – que aprendeu com a mãe a preparar os pratos típicos – recebeu do YouTube o “botão de prata” por ter atingido 100 mil subscritor­es. No fim desse ano chegou aos dois milhões e os seus vídeos passaram a ser legendados noutras línguas. Em junho de 2020, a edição mexicana da Forbes colocou-a na lista das 100 mulheres mais poderosas do México. De Mi Rancho a Tu Cocina foi destacado pelo site Latino Metrics, que justifica o seu sucesso no YouTube à vibe carinhosa de uma avó típica do meio rural: “Ángela não é uma atriz famosa nem uma chef reconhecid­a com uma longa trajetória e estrelas Michelin. Ela é uma avozinha tradiciona­l que decidiu partilhar a sua cultura através da comida.”

Segundo o Latino Metrics, Dona Ángela faz parte da tendência YouTubers Campesinos, muito popular na América Latina. A estrela mexicana ocupa o quarto lugar no ranking dos canais de cozinha mais vistos no YouTube, ficando atrás do Tasty, do norte-americano Babish e de Joshua Weissman, que lidera o top.W

DONA ÁNGELA ENTROU PARA A LISTA DAS 100 MULHERES MAIS PODEROSAS DO MÉXICO, DA REVISTA FORBES

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? ◀ Dona Ángela na cozinha do seu rancho a fazer vídeos para o YouTube
◀ Dona Ángela na cozinha do seu rancho a fazer vídeos para o YouTube

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal