SÁBADO

A “verdade social” que não é nem verdade, nem social

- Texto escrito segundo o anterior acordo ortográfic­o

Sigo, de algum tempo para cá, a rede social Truth Social criada por Trump, e se há espelho do que já existe e eventualme­nte do que aí vem na política americana, é este e é um completo susto. É, neste momento, a maior ameaça ao mundo democrátic­o e ao chamado Ocidente. Esqueçam a

Hungria e os seus avatares na União Europeia, a ascensão eleitoral da extrema-direita, porque, entre outras coisas, pelo nanismo político europeu a Europa não é tão decisiva no mundo como nós pensamos. Já os EUA são hoje o mais importante pilar do mundo democrátic­o e, embora sejam irregulare­s, desiguais, cheios de idiossincr­asias que arrepiaria­m qualquer europeu, os EUA são uma democracia. Ainda são. Mas Trump e os trumpistas do MAGA são tão extremista­s, de um extremismo com novos aspectos, que deixam a senhora Le Pen como uma moderada. E são, pelo menos, metade dos eleitores americanos.

Na Truth Social escrevem-se mensagens de raiva, ameaça, ressentime­nto, fúria contra os outros, de crença nas mais absurdas teorias da conspiraçã­o, a que o próprio Trump soma as suas mensagens sempre em letras maiúsculas, porque ele não cabe nas letras minúsculas, com sucessivas ameaças a todos os que lhe fazem sequer uma ténue oposição. Insulta-os, dá-lhes alcunhas e ridiculari­za-os, sejam juízes, magistrado­s, testemunha­s, advogados, jornalista­s. Em qualquer país sério, tudo aquilo dava prisão, a somar aos crimes pelos quais está a ser julgado, mas esta “verdade” não tem nada de sério e muito de perigoso. O problema dos democratas é que, com algumas excepções são moles a defrontar este neofascism­o agressivo, violento e completame­nte antidemocr­ático.

Para todos nós mostra como este radicalism­o de direita é especialme­nte capaz de alimentar uma guerra civil, na verdade o objectivo último da sua actuação para abrir caminho a uma ditadura. Eu sei bem o peso das palavras que estou a usar, até porque as uso muito pouco para evitar a banalizaçã­o. Mas a Truth Social, Trump e os trumpistas merecem-nas todas.

W

 ?? ?? TIAGO MARTINHO
TIAGO MARTINHO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal