SÁBADO

QUERTER OQUEIXO DAANGELINA JOLIE?

Uma nova técnica difundida no TikTok defende ser possível sem intervençã­o médica: basta pôr a língua contra o céu da boca. Chama-se mewing, mas está envolta em polémica.

- Por Lucília Galha

Oque é que Angelina Jolie, Bella Hadid e Kim Kardashian têm em comum e que salta à vista em qualquer passadeira vermelha por onde desfilem? Sim, é mais do que um rosto bonito, sejamos específico­s: o segredo está no queixo. E se houvesse uma maneira de conseguir um perfil parecido sem recorrer a uma cirurgia? É esta tentadora premissa que está na base de uma nova técnica difundida nas redes sociais, chamada mewing. Só no TikTok, os vídeos sobre esta prática somam já mais de 7,1 mil milhões de visualizaç­ões. O mewing tem como objetivo melhorar a estrutura facial (sobretudo o queixo e a chamada papada, aquela acumulação de tecido em baixo) através de um correto posicionam­ento da língua.

A ideia é basicament­e manter a língua no céu da boca e aguentar por uns segundos (ver infografia). O TikTok está cheio de tutoriais a demonstrar como fazê-lo – a que se juntam fotografia­s de um alegado antes e depois. Há vídeos mais simples, que indicam só fechar os lábios, pôr a língua contra o céu da boca e aguentar, e outros mais detalhados com conselhos como “tenham atenção à postura, ombros e costas direitas” e depois “pressionem a língua contra o céu da boca, enquanto dizem palavras como king [rei] ou sing [cantar]”.

A técnica, alegadamen­te usada por várias celebridad­es de Hollywood (como as referidas no início deste texto), foi populariza­da por dois ortodontis­tas britânicos, pai e filho, chamados John e Mike Mew. É do apelido deles que surge o nome. Terá sido criada ainda nos anos 70, mas ganhou popularida­de recentemen­te: Mike terá incorporad­o a prática no seu consultóri­o. Os britânicos advogam que o mewing

não só redefine o queixo como tem outros benefícios para a saúde: como reduzir dores nos maxilares ou melhorar a respiração em doenças como a apneia do sono.

Contudo, não há qualquer evidência científica que comprove estas alegações. Além disso, os próprios ortodontis­tas que inventaram a técnica também estão envoltos em várias polémicas. Em novembro de 2018, Mike Mew terá sido expulso da British Orthodonti­c Society por causa das suas publicaçõe­s nas redes sociais. A associação inglesa que congrega estes profission­ais considerou que as declaraçõe­s veiculadas pelo especialis­ta têm o potencial de enganar os pacientes e o público. Também o pai, John Mew, viu a licença de dentista ser-lhe revogada pelas mesmas razões.

Um “truque de cosmética”

Há, na verdade, alguma lógica por trás desta ideia de que pôr a língua contra o céu da boca disfarça a papada. “Tem a ver com o facto de se esticar o platisma, uma membrana que existe entre os músculos e a pele do pescoço”, explica a dermatolog­ista Alexandra Osório, que é especialis­ta em dermatoven­ereologia (especialid­ade médico-cirúrgica que trata doenças de pele). “Ao puxar os músculos da base da língua está-se a puxar o platisma e, por isso, a papada fica mais esticada e retraída”, detalha. Isto porque os músculos da língua e os do pescoço estão interligad­os.

Mas isto não quer dizer que se consigam mudanças estruturai­s, é apenas um “truque de cosmética”. “Só serve para a fotografia”, alerta a especialis­ta. Além de ser difícil aguentar muito tempo a língua nesta posição, não há forma de alterar o maxilar e o queixo sem intervençã­o médica.

Alexandra Osório refere que existe uma cirurgia de reposicion­amento da mandíbula, mas que se trata de um procedimen­to de alto risco. A alternativ­a mais segura é a aplicação de ácido hialurónic­o no queixo, avança. “Funciona lindamente e faz a mesma coisa, além de que está comprovado”, remata. ●

O GESTO FAZ ESTICAR OS MÚSCULOS DO PESCOÇO, DAÍ DAR A IMPRESSÃO DE REDUZIR A PAPADA, DIZ ALEXANDRA OSÓRIO

 ?? ?? ▲
O queixo definido da atriz de Hollywood, Angelina Jolie, é visto como um ideal de beleza que os internauta­s querem seguir
▲ O queixo definido da atriz de Hollywood, Angelina Jolie, é visto como um ideal de beleza que os internauta­s querem seguir
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal