SÁBADO

HERMAN JOSÉ

-

▶ 11 COMEMORAR A CARREIRA DE HERMAN JOSÉ

São 50 anos de carreira de um humorista indissociá­vel do género em Portugal - não é pouca coisa. Para assinalá-lo, Herman começa um ano em cheio com duas datas no Teatro Tivoli, em Lisboa, a 25 e 26 de janeiro, onde apresenta o espetáculo Da Clave de Sol à Clave de Lol. Mais perto do fim do ano, regressa com a sua Big Band para nova celebração, desta feita em Lisboa (5/10, Campo Pequeno) e Porto (19/10, Super Bock Arena).

12 VER OS NOVOS HUMORISTAS EM PALCO

O novo humor vive um grande momento no País – como confirma a abundância de espetáculo­s de stand-up agendados para este ano. Fique com uma pequena amostra: Pedro Teixeira da Mota apresenta o seu terceiro espetáculo ao vivo, Pata de Ganso, em 15 datas entre 11 de janeiro e 26 de abril; a youtuber Mafalda Creative estreia o seu segundo, Despedida, no Coliseu dos Recreios, a 2 de março; e Manuel Cardoso dá continuida­de ao seu novo projeto, Red Flag, em 12 datas por todo o País, a partir de 17 de fevereiro e até 6 de junho.

OUVIR 13 REVISITAR VELHOS E CONHECER NOVOS FESTIVAIS

A velha lei de Lavoisier, segundo a qual nada se perde e tudo se transforma, pode não servir de consolo aos devotos portuguese­s do rap, que em 2024 estarão órfãos do Rolling Loud. Mas 2024 vai também ser um ano de novos festivais, como o Belém Soundcheck – que de 21 a 24 de março leva ao CCB Amaro Freitas, Tirzah e Patti Smith com os Soundwalk Collective – e o prestigiad­o Coala Festival, evento brasileiro que a 1 e 2 de junho terá a sua primeira edição em Portugal, no Hipódromo Manuel Possolo, já com concerto de Gilberto Gil confirmado. Entre velhos conhecidos, o portuense Primavera Sound vai receber, por exemplo, Lana Del Rey, Pulp e SZA, o Rock in Rio Doja Cat, Ed Sheeran e Scorpions, o NOS Alive Pearl Jam e Dua Lipa, o Vodafone Paredes de Coura The Jesus and Mary Chain, Cat Power e Slowdive e o MEO Kalorama LCD Soundsyste­m, Massive Attack, Sam Smith, Jungle, Peggy Gou e The Smile.

14 VIVER O 25 DE ABRIL COM MÚSICA

No ano em que se comemora meia década da Revolução dos Cravos, será mais do que expectável contar com uma celebração apropriada. Antecipand­o-se a programaçõ­es completas para a data, pode desde já contar com estes concertos: Sérgio Godinho e os Assessores inauguram a festa com Liberdade2­5, um espetáculo em que revisita os temas de uma carreira indistingu­ível dos valores de Abril, no Coliseu de Lisboa a 20 e 21 de Março e no Coliseu do Porto a 25. Já na véspera do 25 de abril, o Centro Cultural de Belém recebe A Luta Continua, concerto dirigido por Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo, dos Clã, com os convidados Ana Lua Caiano, Capicua, Eu.Clides, Jonas, Paulo Flores e Xullaji.

 ?? ?? NOS ALIVE
NOS ALIVE
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal