SÁBADO

O REGRESSO DOS HOBBIES

-

COM A IDADE, ACABAM-SE AS BORLAS DA VIDA: TUDO TEM UM CUSTO E DE TUDO LEVAMOS O TROCO

Aidade mata – e enquanto não mata, mói muito. Com a idade, venho a perceber, o tempo só encolhe. As férias nunca mais voltarão a ser grandes e o fim de semana deixará de começar à quinta-feira, com a noite dos estudantes e toda sua cerveja, e passará a ser um dilema: melhor aproveitar ou descansar? Com a idade, acabam-se também as borlas da vida: tudo tem um custo e de tudo levamos o troco. Parece poesia ou filosofia em saldos mas não é. É tão simplesmen­tee o resumo da minha mais recente consulta com o médico de família.

Atrás. Sem máscara, ele parecia outra pessoa – um estra-nho a engolir um pequeno-almoço improvisad­o –, quando cruzámos na rua, minutos antes da hora marcada. Quando nos vimos de cara lavada, já no gabinete, sem migalhas nem fome, olhos nos olhos, ele percebeu de imediato o que me levara ali. Pormenores à parte, a maior parte daquela consulta seria dedicada à resposta a uma pergunta inocente: “A Ângela tem algum hobby?”

De todos os gestores e administra­dores da minha saúde física e mental (que, contando agora, são alguns, da nutricioni­sta ao ginecologi­sta, passando pelo meu treinador e pela minha higienista), ele era já o meu preferido – sendo aquele que via menos, ele partia em vantagem porque raramente me mandava suar, despir ou deixar de comer açúcar. Nele, tudo eram sugestões. No fundo, ele era o único que parecia não me julgar. Até àquele dia.

Eu não tinha hobbies desde a adolescênc­ia – aliás, eu tinha censurado, poucos dias antes, as pessoas que tinham paciência para fazer puzzles durante horas, dias, semanas, toda a vida. O meu médico, porém, levantava a questão: não seria boa ideia pensar nisso para não ter de pensar noutras coisas? Cedi, dando-lhe razão com a cabeça, nem tanto com o coração. Talvez por notar isso, mandou-me passar 24 horas a monitoriza­r os meus batimentos cardíacos. Como é que esta história acabou, então? Comigo a pesquisar lojas de puzzles, naturalmen­te. ●

 ?? ??
 ?? ÂNGELA MARQUES ??
ÂNGELA MARQUES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal