SÁBADO

Câmara Pereira é bom para a AD?

- Editor-executivo Carlos Torres

Este foi um daqueles casos em que os protagonis­tas evitaram falar, mas até as paredes falaram: à SÁBADO chegaram fotos da sede do PPM, tiradas por quem lá esteve, e que mostram o estado de degradação, quer do edifício, quer do partido que o ocupa. O PPM está na AD e o seu líder, Gonçalo da Câmara Pereira, está nas listas em lugar não elegível, mas ameaça tornar-se um ativo tóxico para a coligação – a não ser que se mantenha discreto, e o trabalho de capa desta semana mostra que isso está a ser acautelado. “O pai não ‘tá a atender?”

A pergunta de Ana da Câmara Pereira, em tom espantado, quanto falou com a SÁBADO, faz todo o sentido. Gonçalo da Câmara Pereira não respondeu, de facto, às mensagens dos jornalista­s Maria Henrique Espada e Marco Alves, incluindo uma em que lhe perguntara­m se o seu silêncio tinha sido imposto pelos parceiros da AD, provavelme­nte por receio de que a bem conhecida descontraç­ão marialva do fadista provocasse estragos. Traçamos o perfil de um monárquico que vem de uma família tradiciona­l lisboeta com ramificaçõ­es antepassad­as à nobreza.

B

Cada vez mais mudam de sexo

Até parece que mudar de sexo se tornou uma moda. A jornalista Marisa Antunes foi perceber o que se passa e descobriu que todas as semanas há uma cirurgia de mudança de sexo a acontecer através do Serviço Nacional de Saúde e 10 novas pessoas, em média, a mudarem de nome e género no Cartão de Cidadão. Estas 529 pessoas que o fizeram em 2023 representa­m o maior número registado até hoje. A lei da autodeterm­inação de género, aprovada em 2018, poderá explicar este aumento exponencia­l, mas há cada vez mais vozes, entre os médicos portuguese­s, a alertar para os riscos do contágio social – fenómeno que cresceu desde a pandemia – e a pedir cautela e rigor no diagnóstic­o, para evitar o impacto desastroso e irreversív­el da medicaliza­ção das pessoas que se assumem como trans mas que afinal não o são… Foi o que aconteceu com T., de 22 anos, que passou por um processo-relâmpago de transição, tomou doses maciças de estrogénio e fez uma vaginoplas­tia, onde perdeu o pénis. O arrependim­ento surgiu logo após a cirurgia radical.

B

Podemos confiar nas sondagens?

Quando o jornalista Bruno Faria Lopes se encontrou com Luís Paixão Martins, no lóbi de um hotel em Lisboa, o ecrã de televisão estava a noticiar as sondagens que dão Donald Trump à frente no Iowa. As sondagens estão no centro da vida política também em Portugal e eram o tema da conversa com o estratega de campanhas eleitorais que escreveu um livro abrasivo sobre o assunto. É uma das pessoas com quem a SÁBADO falou para lhe explicar o que se passa, afinal, com as sondagens – e como deve consumi-las. ●

 ?? ?? B
B
 ?? ?? ▲ Rui Tavares, líder do Livre, foi entrevista­do pelos jornalista­s Alexandre R. Malhado e Maria Henrique Espada
▲ Rui Tavares, líder do Livre, foi entrevista­do pelos jornalista­s Alexandre R. Malhado e Maria Henrique Espada
 ?? ?? ▲
Durante 2 horas, o escritor Valter Hugo Mãe esteve na SÁBADO, à conversa com o jornalista Pedro Henrique Miranda
▲ Durante 2 horas, o escritor Valter Hugo Mãe esteve na SÁBADO, à conversa com o jornalista Pedro Henrique Miranda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal