SÁBADO

OS QUATRO CENÁRIOS PARA 11 DE MARÇO

- Por Bruno Faria Lopes

As sondagens sugerem incerteza sobre o vencedor, mas dão sinal forte sobre uma maioria dedireita – um sinal decisivo para Pedro Nuno Santos garantir que viabiliza um governo da AD. Sobram muitas dúvidas sobre o que acontecerá num cenário de vitória do PS com maioria de esquerda. Há uma quase certeza: o próximo ciclo político será precário.

Agarantia de Pedro Nuno Santos de que viabilizar­á um governo da AD se o PS perder as eleições tem dois significad­os: o líder socialista conta com uma maioria de direita no parlamento (caso contrário não teria dado a garantia) e esvazia o papel de “fiel da balança” que o Chega poderia ter, caso a AD precisasse desse partido para governar.

Sobra, contudo, um cenário provável por decifrar: o que acontecerá se o PS vencer e a maioria for de direita? Luís Montenegro já tinha dito que só governará se ganhar as eleições, mas quando questionad­o nos debates tem evitado responder. Quatro fontes do PSD ouvidas pela SÁBADO apontam cenários com contornos distintos, que passam pela queda de Montenegro como líder após a derrota ou pela sua manutenção, dando o dito por não dito (aceitando ser primeiro-ministro se a votação AD e IL for maior do que a do PS) ou pelo cumpriment­o da palavra. Todos apontam um desfecho comum: o partido terá a tentação muito forte de rejeitar uma solução minoritári­a do PS. Montenegro disse, de resto, que a sua garantia apenas o vinculava a ele, não ao partido. O Presidente da República terá um papel crucial (ver cenários) na aceitação de planos B.

Os cenários de maioria de esquerda são pouco prováveis, mas mostram que nem aí a vitória do PS traria estabilida­de: Pedro Nuno precisaria de três ou quatro partidos para se aguentar. A precarieda­de será a regra – e o primeiro teste será daí a oito meses, no Orçamento do Estado para 2025. ●

QUATRO FONTES DO PSD APONTAM VIAS DIFERENTES PARA O MESMO DESFECHO: O PSD NÃO DEIXA PASSAR O PS

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal