SÁBADO

AS VIAGENS MENTAIS

- ÂNGELA MARQUES

A100 quilómetro­s por hora, aquele motorista de mini van n não queria guerra com quemm quer que fosse. Por isso, quan-ndo um dos passageiro­s lhe pe-ediu que reduzisse o volume dodo rádio ele respondeu, curvado,o, humilde, “é que eu adoro os Dire Straits” como quem aca-bara de perceber, aos 67 anos,s, que havia no mundo quem não gostasse de Dire Straits como ele.

Com a entrega e compromiss­o de quem faz da viagemm Lisboa-Albufeira-Lisboa só mais uma quarta-feira, ele não tinha pressa de chegar. Por isso, quando percebi quee se preparava para fazer uma ultrapassa­gem, tive vontade de lhe perguntar se tinha a certeza, se não se estaria a precipitar. Quando ficámos lado a lado com a carrinha ultrapassa­da, tive vontade de rir.

Uma placa cravada na carrinha vizinha avisava: “Transporte de animais vivos.” Já cravada nas nossas caras, passageiro­s de regresso de uma festa que tinha acabado a altas horas, podia estar a mensagem “transporte de animais mortos de cansaço”. cansaço .

A MINHA CABEÇA ESTAVA HIPERATIVA. SEM RESQUÍ-RE CIOS DDE ÁLCOOLCOOL NO SANGUEGUE E COM UMA NOITEN A NORMA NORMALMENT­E MENTE BEM DORMDORMID­A

Ninguém ali queria parecer o que não era. Havia óculos de sol a disfarçar as olheiras, havia golos a serem marcados de cabeça, havia pernas esticadas para o corredor, havia despojos de guerra por todo o lado. Albufeira tinha sido um campo de batalha à nossa medida – o que tinha estado em jogo não tinha, naturalmen­te, sido o território mas a nossa dignidade.

A minha cabeça, porém, estava hiperativa. Sem resquícios de álcool no sangue e com uma noite anormalmen­te bem dormida (se tivermos em conta que a festa de que eu fugira cedo tinha ecoado pelas paredes do hotel onde dormíamos praticamen­te até de manhã), eu não estava de ressaca literal nem figurativa.

Eu tinha apenas uma dúvida – aliás, duas. A primeira: como é que aqueles meus amigos ainda tinham energia para virar uma noite a meio da semana. A segunda, que me corroía mais e bem profundame­nte: em quê ou em quem pensava aquele motorista quando ouvia Dire Straits? ●

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal