SÁBADO

Lutadores, youtubers

Foram eleitos “o negão do Chega” – mas que diz que a “Europa é branca” –, um pró-Rússia e dois saudosista­s do fascismo

-

ELEGISLATI­VAS

youtuber xistem casos insólitos de deputados eleitos pelo Chega, como o do luso-brasileiro Marcus Santos, vice-presidente da distrital de Lisboa. Nasceu na Ilha do Governador, no Brasil, foi lutador de MMA e professor de Jiu-Jitsu e é dono da academia Champions MMA. Intitula-se de

“negão do Chega”, mas diz que “a Europa é branca”. “Nós não podemos baixar a cabeça e deixar de falar aquilo que a gente pensa. A Europa é branca assim como a África é negra”, afirmou na V Convenção do partido, em Santarém. No mesmo discurso, disse que “se quisesse defender o direito dos brasileiro­s, estava no Brasil” e defende quotas para imigrantes. Após a tomada de posse de Lula da Silva, a 1 de janeiro de 2023, defendeu uma união entre o Chega e partidos de extrema-direita como o Ergue-te e o ADN: “Não podemos deixar que Portugal se torne uma Venezuela ou um (agora) Brasil.

Chega, CDS, ADN, Ergue-te, alguns valentes do PSD, movimentos conservado­res… precisamos de uma direita unida e musculada!”

Quem também usa linguagem agressiva é o youtuber João Tilly: com mais de 64 mil seguidores, aplaudiu uma “grande trepa que Ventura deu” a uma governante do PS e colocou o ónus da morte de ucranianos nas decisões do Presidente Zelensky. “O que ele [Zelensky] está a fazer, resistindo, é prolongar a agonia do seu povo, e isso é muito mau, está a sujeitá-lo a um massacre…”, disse, após a invasão russa. Também na V Convenção do partido, fez ataques à líder do PAN: “Aconselháv­amos a Inês Sousa Real a não ser tão vegan. Porque aquilo não lhe faz bem, aquilo está um bocado... [abre os braços, agita-se, em tom gordofóbic­o]. É melhor comer carne mesmo.” Entre os novos deputados do Chega, também existem saudosista­s: Armando Grave, eleito por Aveiro, partilhou uma notícia do JN de 1928: “Salazar corta 25% ao vencimento para dar o exemplo”, lê-se nas parangonas, dos tempos em que o ditador ainda era ministro das Finanças. “Um exemplo que deveria ser obrigatori­amente seguido por todos os políticos atuais”, lê-se na legenda da publicação partilhada, a 11 de setembro de 2012. A 7 de janeiro de 2023, Raul Melo, também agora eleito, fez like e comentou uma publicação com uma citação atribuída a Salazar: “Vivo humildemen­te porque vivo à custa do meu salário, também de outra forma nunca poderia ser! Mas se Portugal não tiver atenção, virão tempos em que outros viverão à grande e gastarão como ricos, isto porque o dinheiro não resultará unicamente do seu salário mas sim do dinheiro do humilde povo português.” Raul Melo concluiu depois: “Mas o povo acha é que o socialismo é que é bom.”

Marcus Santos

João Tilly

 ?? ?? O Chega é agora a terceira força política com assento na Assembleia da República
O Chega é agora a terceira força política com assento na Assembleia da República
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal