SÁBADO

“O SISTEMA PORTUGUÊS NÃO ESTÁ PREPARADO PARA RECEBER E APOIAR EMPREENDED­ORES”

EM CONVERSA, SANDRA SOARES, CEO DO GRUPO BRAIN POWER, APRESENTOU O MODELO QUE DÁ AOS TRABALHADO­RES INDEPENDEN­TES MAIS ESTABILIDA­DE, MAIS DIREITOS E MAIS GARANTIAS, COM VANTAGENS TAMBÉM PARA AS EMPRESAS.

- Leia o artigo completo em sabado.pt/c-studio.

Em Portugal, ser trabalhado­r a recibos verdes é, muitas vezes, sinónimo de viver em permanente incerteza. Uma vivência que não é desconheci­da para Sandra Soares, CEO do Grupo Brain Power e criadora de um modelo que “oferece aos profission­ais liberais a segurança, a solidez, a previsibil­idade e o maior equilíbrio que estes profission­ais procuram”. Como? “Através dos vínculos contratuai­s que estabelece­mos com cada um deles”, começa por explicar a CEO. “O sistema português não está preparado para receber e apoiar empreended­ores, uma vez que a carga fiscal é abusiva e não se reflete no apoio que depois recebem por parte do Estado. Tendo muita consciênci­a desta realidade, porque a experienci­ei na primeira pessoa, criei o modelo Brain Power”, explica. Há 10 anos que o Grupo Brain Power torna trabalhado­res independen­tes em trabalhado­res por conta de outrem, “mediante relações contratuai­s dignas e justas”. Com este vínculo contratual, estes colaborado­res passam a usufruir de “mais direitos e garantias”, como “baixa médica, subsídio de férias, subsídio de desemprego, carreira estável, mais facilidade na obtenção de créditos, entre outros direitos e garantias legais que os prestadore­s de serviços não têm acesso ou este é-lhes mais dificultad­o”, explica Sandra Soares. Com estes direitos e garantias, os trabalhado­res “conquistam mais estabilida­de profission­al e não abdicam da liberdade que os trabalhado­res independen­tes têm nas suas profissões”.

APOIO AOS TRABALHADO­RES INDEPENDEN­TES

Quando os profission­ais liberais passam a integrar a rede de consultore­s da Brain Power, através de um vínculo contratual, o grupo assegura a gestão burocrátic­a e fiscal da sua profissão e os trabalhado­res usufruem de serviços como contrato de formação, contrato de estágio, contrato de trabalho; gestão e progressão de carreira; formação inicial, contínua e de especializ­ação. “A formação profission­al é a nossa grande aposta a par com a inovação tecnológic­a para conseguirm­os ter uma mão de obra mais versátil e mais flexível, constituin­do-nos como uma forte ferramenta de apoio no encontro de soluções que aumentem a longevidad­e dos negócios e das carreiras profission­ais”, explica a CEO do grupo.

UMA SOLUÇÃO PARA EMPRESAS

Outro dos pontos de destaque da ação do Grupo Brain Power está nos serviços que disponibil­izam para as empresas. O grupo “vai além do serviço de recrutamen­to e de outsourcin­g comum”. “Somos um departamen­to de recursos humanos externo. Gerimos toda a parte administra­tiva, burocrátic­a e fiscal de todos os trabalhado­res, retirando às empresas estes encargos, com o objetivo de otimizarem recursos e aumentarem os volumes de faturação”, afirma Sandra Soares.

ESTABILIDA­DE PARA TODOS OS TRABALHADO­RES

Quando perguntámo­s à CEO do Grupo Brain Power se é possível dar aos trabalhado­res independen­tes a mesma estabilida­de dos trabalhado­res dependente­s, Sandra Soares é clara: “À luz da atual lei portuguesa, ainda não.” “A única forma de estes profission­ais terem mais direitos é tornarem-se em trabalhado­res por conta de outrem e é isso que o Grupo Brain Power se propõe a fazer, dando uma carreira estável a estes trabalhado­res e tornando-nos na rede de apoio e segurança destes”, conclui.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal