SÁBADO

DO GHOSTING AOS FILHOS: O AMOR NOS DIAS DE HOJE

Separados por mais de 50 anos, uma jornalista e um psiquiatra conversam, num podcast, sobre os desafios das relações num mundo de apps, redes sociais e ghosting — com o conhecimen­to de causa necessário. Ao longo dos sete episódios já partilhado­s, fala-se

- Por Nuno Miguel Guedes

O UNIVERSO dos podcasts tem esta feliz particular­idade: reflete e amplia todas as variantes de emoções e intenções humanas. Quem decidir aventurar-se por estes caminhos poderá facilmente escolher os seus abrigos preferidos: humor, inspiração, comentário, política, ciência, entrevista­s, divulgação, música... Como o podcast é uma possibilid­ade de comunicaçã­o acessível a quase todos, muitas vezes deparamo-nos com as idiossincr­asias dos seus autores, o que não será necessaria­mente mau. Mas outros há que têm como intenção difundir uma espécie de serviço público, transmitir com rigor e em conversa conhecimen­tos específico­s. E neste caso a forma tem de estar à altura do conteúdo, para que a mensagem chegue de forma eficaz.

Neste último caso, encontramo­s o podcast O Nosso Olhar Para Ti, de Daniel Sampaio e Marta Amaral. O primeiro é um nome já conhecido: psiquiatra, professor universitá­rio jubilado, autor de livros sobre adolescênc­ia e suicídio e um dos pioneiros da terapia de casal em Portugal. A segunda é uma jornalista pertencent­e a outra geração – a dos netos de Sampaio. O psiquiatra nasceu em 1946; a jornalista em 1999. E é nesta ponte intergerac­ional que se aposta para falar de saúde e doença mental a partir dos relacionam­entos e sempre numa ótica de prevenção.

Os títulos dos programas emitidos até aqui são reveladore­s: Quais são os desafios de uma relação amorosa hoje em dia?, Para Tão Curtos Amores Tão Longa Vida ou Da cerveja às fraldas refletem estados da vida humana em que o relacionam­ento a dois atravessa alegrias e crises diversas. O enamoramen­to, o primeiro filho, por exemplo. Tudo contextual­izado nos termos de agora. Por isso se fala de relações tóxicas, das redes sociais ou das aplicações de encontros amorosos que têm influência na maneira como vemos o outro e podem interferir no modo de encarar uma relação.

Partindo da teoria da vinculação, Sampaio defende que as relações estáveis são benéficas para a saúde mental, mas os obstáculos estão lá e é preciso saber enfrentá-los. O Nosso Olhar Para Ti oferece, de forma clara e serena, pistas várias para que possamos entender o Outro e, nesse processo, conseguirm­os um Nós que nos ajude no quotidiano. Um podcast útil, sim. E uma conversa que vale a pena escutar.

 ?? ?? O psiquiatra Daniel Sampaio e a jornalista Marta Amaral são os intervenie­ntes das conversas de O Nosso Olhar Para Ti
O psiquiatra Daniel Sampaio e a jornalista Marta Amaral são os intervenie­ntes das conversas de O Nosso Olhar Para Ti

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal