SÁBADO

“ESTOU-ME A PREPARAR PARA FICAR UM TOURO”

Com apenas 17 anos, João Fonseca vai estrear-se na Europa. Ele falou com a SÁBADO: sobre o início da carreira, os jogos de cartas com o avô, a meditação e a preparação física.

- Por Carlos Torres

Andy Roddick, ex-n.º 1, viu-o jogar no Rio e afirmou: “Fiquei impression­ado com ele, é muito sólido. Vai, no mínimo, chegar ao nível do Guga”

Adespedida de João Sousa (este é o seu último torneio da carreira) e a presença de estrelas como Casper Ruud, Dominic Thiem, Gael Monfils ou Richard Gasquet marcam a edição do Estoril Open deste ano, que se realiza de 30 de março a 7 de abril. Mas os amantes do ténis também devem estar curiosos para ver em ação o brasileiro João Fonseca. O prodígio, de apenas 17 anos, vai fazer a sua estreia na Europa, depois de ter brilhado no Open do Rio de Janeiro, em fevereiro, onde chegou aos quartos de final.

“Foi uma semana de sonho. Sempre quis jogar lá e, de repente, estava a ganhar jogos, com o apoio dos adeptos e com a minha família ali. Vou-me lembrar dessa semana para o resto da vida”, afirmou à

SÁBADO o jovem, que por estar em torneios no Chile e no Paraguai respondeu via email.

Esse sucesso mudou-lhe a vida, pois decidiu que já não vai para a universida­de de Virgínia, nos EUA, onde iria estudar e jogar. “Foi uma decisão muito difícil, mas não dava para dizer que não a ser profission­al depois do ténis que apresentei.”

João apenas esteve em Portugal uma vez, num estágio em Viana do Castelo, com a equipa da Taça Davis júnior, mas garante que está “muito curioso para conhecer o Estoril Open, a praia e ver como vai ser jogar um torneio grande num país que tem a mesma língua [que o Brasil], coisa rara no circuito”.

“Vai ser uma experiênci­a nova, mas quero dar o meu melhor, passar uma ronda e, quem sabe, ir mais longe”, adianta, explicando que vai ficar algum tempo na Europa, nas provas de terra batida, “mesclando o calendário com torneios Challenger e ATP”.

“Na minha vida e na minha carreira tem acontecido tudo muito depressa. Estou a viver um sonho, mas com muita humildade e com os pés assentes no chão”, garante, lembrando que no início de 2024 era o nº 655 do ranking mundial (atualmente é o nº 341).

João Fonseca reconhece que 2023 “foi um ano inesquecív­el”. “Acabei

JOÃO DIZ QUE ESTÁ “MUITO CURIOSO” PARA CONHECER O ESTORIL OPEN E IR À PRAIA EM PORTUGAL

 ?? ??
 ?? ?? ▶
João Fonseca no último Rio Open, em fevereiro, onde chegou aos quartos de final
▶ João Fonseca no último Rio Open, em fevereiro, onde chegou aos quartos de final

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal