SÁBADO

Foi e é bonita a festa, pá!!!

- Diretor-adjunto António José Vilela

Aedição da SÁBADO desta semana é um hino ao 25 de Abril. São 74 páginas dedicadas à data mais importante da democracia portuguesa, agora que está prestes a comemorar-se os 50 anos da Revolução. É um megatrabal­ho em que falamos de histórias pessoais e coletivas e de muitas memórias de tempos que devem ser recordados para compreende­r a história contemporâ­nea portuguesa. Mas quando partimos para o planeament­o deste dossiê não contávamos com alguns obstáculos. Um deles foi o estado em que se encontra o Centro de Documentaç­ão 25 de Abril (Universida­de de Coimbra), que tem um importante espólio sobre a Revolução dos Cravos. Não só de livros e outro tipo de documentos, mas sobretudo de áudios e vídeos, incluindo reportagen­s e entrevista­s realizadas aos protagonis­tas. Aquilo a que o Centro chama a “Historia Oral do 25 de Abril”. Só que o desinvesti­mento no Centro é óbvio: tem apenas três funcionári­as (já teve 12) eo site tem tantos problemas técnicos que quase todo o conteúdo audiovisua­l (incluindo os valiosos áudios e vídeos) teve de ser retirado. Por isso, o jornalista Marco Alves foi obrigado a estar dois dias em Coimbra a ouvir muitas horas de entrevista­s dos protagonis­tas do golpe – de Salgueiro Maia aos militares do posto de comando da Pontinha.

B Os fotógrafos de Abril

Neste dossiê fizemos também um desafio a Jean-Claude Francolon, fotojornal­ista francês que estava destacado em Lisboa no 25 de Abril de 1974, para partilhar algumas histórias sobre as fotografia­s que tirou no dia da Revolução. Mas primeiro foi necessário convencê-lo de que falava com um jornalista de uma publicação real e não com alguém que se queria aproveitar do seu trabalho. “Você não é jornalista”, chegou a acusar, pedindo provas de que o jornalista Diogo Barreto trabalhava de facto para a revista. Carteira de jornalista, fotografia­s de artigos e a página oficial do site da SÁBADO foram suficiente­s para convencer Francolon a partilhar as suas imagens e histórias únicas. Aliás, outros fotojornal­istas, como Alfredo Cunha, Rui Ochôa, Inácio Ludgero, Teresa Montserrat e Eduardo Gageiro, também nos cederam algumas das suas fotos icónicas.

B De Vera Lagoa a muitos outros

Nos 50 anos do 25 de Abril fomos à procura das reportagen­s do dia, encontrámo­s uma entrevista insólita com o marechal António de Spínola, investigám­os como se vivia nos primeiros anos da década de 70, recolhemos as crónicas emocionant­es de Vera Lagoa e de Francisco Sousa Tavares, e ainda pedimos opiniões sobre o dia da liberdade à escritora Lídia Jorge, ao cantor Vitorino, à jornalista Maria Elisa Domingues e a muitos outros.

A fechar este dossiê publicamos a “1ª vez em liberdade”, um momento recordado por várias figuras públicas sobre as respetivas vidas em liberdade - de Tim a Júlio Isidro, de Alice Vieira a Justa Nobre e José Pedro Gomes, e outros. ●

 ?? ??
 ?? ?? ▲ Tozé Brito recebeu-nos na Sociedade Portuguesa de Autores e o músico gravou o vídeo para a SÁBADO, sentado ao piano
▲ Tozé Brito recebeu-nos na Sociedade Portuguesa de Autores e o músico gravou o vídeo para a SÁBADO, sentado ao piano
 ?? ?? ▲
Alice Vieira fotografad­a pelo repórter Bruno Colaço na praia do Sul, na Ericeira
▲ Alice Vieira fotografad­a pelo repórter Bruno Colaço na praia do Sul, na Ericeira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal