SÁBADO

LAGOS RECEBE V FÓRUM CYCLIN’PORTUGAL

POTENCIAR O TURISMO DE BICICLETA É APOSTA DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLISMO

-

Omaior evento nacional em torno do desenvolvi­mento turístico do país com base na bicicleta e no ciclismo de recreio está de volta em 2024, entre os dias 19 e 20 de abril. Organizado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, a quinta edição do Fórum Cyclin’Portugal irá decorrer pela primeira vez no Algarve, em Lagos, casa do único Centro Cyclin’Portugal homologado pela FPC na região - os centros de Loulé, Albufeira e Monchique já estão pré-homologado­s e serão concluídos em breve. Ao longo de dois dias, agentes, protagonis­tas e técnicos da área do turismo em bicicleta terão oportunida­de para refletir sobre os desafios presentes e futuros, bem como sobre as formas de valorizar os território­s através de percursos cicláveis qualificad­os. O evento vai contar com a presença de oradores internacio­nais, mas o programa estende-se para além das sessões temáticas e workshops, incluindo ainda um passeio de BTT pelo Centro Cyclin’ Portugal de Lagos e pelo território envolvente, entre outras atividades. O momento, como explica o vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo Sandro Araújo, é também de capacitaçã­o dos técnicos que acompanham os centros e as redes de percursos. “Com este Fórum, a Federação Portuguesa de Ciclismo mantém o compromiss­o de capacitar os técnicos que trabalham nesta área, assegurand­o a qualidade e coerência da experiênci­a de pedalar pelos mais de 30 mil quilómetro­s de percursos que integram a rede Cyclin’Portugal”, destaca o dirigente. No dia 19, sexta-feira, será também a apresentaç­ão do Anuário Cyclin’Portugal 2024, publicação que reúne, entre muitos outros conteúdos, os percursos cicláveis e as infraestru­turas de norte a sul do país e que já está disponível online gratuitame­nte. Esta edição inclui ainda um balanço dos 12 anos da rede Cyclin’Portugal e um especial sobre a Semana Europeia de Cicloturis­mo, que terá lugar no final de junho, em Vila Pouca de Aguiar.

Mais de 30 mil quilómetro­s de percursos ntegram a rede Cyclin’Portugal SANDRO ARAÚJO Vice-Presidente da FPC

A rede Cyclin’Portugal surgiu em 2012, como um projeto ambicioso e inédito, com o objetivo de tornar Portugal num destino de excelência para a prática do ciclismo na vertente turística e de recreio, através da criação de uma rede de percursos de qualidade, assente em pontos estratégic­os no território nacional. Em 2024, são já 44 projetos homologado­s e três grandes travessias, desde o Minho e Trás-os-Montes ao Algarve e Madeira, num total de mais de 30 mil quilómetro­s de percursos mapeados para estrada, BTT, gravel e enduro.

 ?? ?? Dois dos percursos do Centro Cyclin’Lagos fazem a ligação entre a Mata e o litoral, com destaque para a Vila e praia da Luz, permitindo desfrutar das suas atrativas paisagens costeiras.
Dois dos percursos do Centro Cyclin’Lagos fazem a ligação entre a Mata e o litoral, com destaque para a Vila e praia da Luz, permitindo desfrutar das suas atrativas paisagens costeiras.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal