SÁBADO

8 PARA PERCEBER SÉRIES A DATA

Nos catálogos da RTP Play, da OPTO, da Netflix, da HBO e da Prime Video Portugal há várias obras de ficção televisiva que vale a pena recuperar para compreende­r Abril.

- Por Tiago Neto

MULHERES DE ABRIL

▶ Um jantar de aniversári­o no dia 25 de abril é o mote para uma conversa entre sete mulheres, de diferentes gerações, sobre o dia da revolução. Onde estavam? O que viram? Ana Bustorff, Lourdes Norberto, Sónia Balacó, Carla Maciel e Ivo Canelas são parte do elenco da série de 2014. Na RTP Play.

A HERDADE

▶ O filme de Tiago Guedes, de 2019, deu origem a uma minissérie de quatro episódios em 2020. A Herdade é um espelho da sociedade portuguesa, desde a década de 40 até à atualidade. Na HBO Max.

CAPITÃO FALCÃO

▶ Gonçalo Waddington e Miguel Guilherme protagoniz­am a minissérie de comédia (2015), passada na década de 60, sobre um patriótico super-herói português ao serviço do Estado Novo, na luta contra a “ameaça vermelha”. Prime Video.

CUBA LIBRE

▶ Annie Silva Pais (Beatriz Godinho), filha única do último diretor da PIDE, viria a deixar a família para se entregar à revolução cubana, secretamen­te apaixonada por Che Guevara. Na RTP Play e na Netflix.

DEPOIS DO ADEUS

▶ Apoiada por imagens de arquivo, a série (de 2013) conta a vida de Álvaro e Maria do Carmo Mendonça, casal português chegado a Portugal em julho de 1975, e dá a conhecer a realidade dos retornados. Na RTP Play.

A HORA DA LIBERDADE

▶ De filme a minissérie, com António Capelo e Marcantoni­o Del Carlo,

A Hora da Liberdade (1999) é uma reconstitu­ição dos eventos que levaram à revolução do dia 25. Na OPTO SIC.

O ATENTADO

▶ Em 1937, Salazar foi alvo de um atentado. O objetivo não foi cumprido e o ditador acabou até por capitaliza­r com o sucedido. Anos mais tarde, o processo oficial foi recuperado e os eventos transforma­dos numa série (de 2020) da autoria de Francisco Moita Flores. RTP Play e HBO Max.

3 MULHERES

▶ Natália Correia, Snu Abecassis e Vera Lagoa são as três grandes figuras desta série de dois capítulos. O primeiro remonta ao período (1961 a 1971) em que lutaram contra a censura e desempenha­ram um importante papel na queda do Estado Novo. Na RTP Play.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal