SÁBADO

DIREITO DE RESPOSTA

- Professor Doutor João Espírito Santo

A revista SÁBADO, no dia 11 de abril de 2024, publicou um artigo intitulado “As novas vítimas do Dentista da TV”, no qual são afirmados factos falsos e que se referem à atuação do médico-dentista João Espírito Santo junto de alguns pacientes, entre os quais Ana Mogo.

A jornalista autora do referido artigo afirma que Ana Mogo se recusou a pagar cerca de €11.500 e que “o tribunal acabou por lhe dar razão”, o que não correspond­e, de todo, à verdade.

Na realidade, o Tribunal Local Cível de Loulé, em ação judicial instaurada pela Medical Art Center Lda, clínica dentária do Dr. João Espírito Santo, condenou a paciente Ana Mogo “a pagar a quantia de €11.395,80, sendo tal pagamento devido após a conclusão dos atos médicos”.

Mais, ao contrário do que vem referido no artigo da revista SÁBADO, o Perito Médico que realizou a peritagem no âmbito do referido processo judicial, concluiu que as complicaçõ­es clínicas sentidas pela paciente “são alheias à atividade dos profission­ais ao serviço da Medical Art Center Lda.”, podendo ainda ler-se na sentença do Tribunal que “o Senhor Perito não teve condições para afirmar que a mencionada infeção tenha relação com qualquer má prática médica”.

De notar que a referida senhora era Ré na ação e não propriamen­te autora e acabou condenada.

Pelo que, é falso que tenham sido provados quaisquer erros médicos.

Antes de qualquer procedimen­to clínico, todos os pacientes recebem um plano de tratamento, um orçamento financeiro e condições pré e pós-cirurgia que são devidament­e assinados pelos mesmos em forma de consentime­nto.

Nos últimos 20 anos, já tratei mais de 21 mil pacientes, com uma taxa de sucesso de 96,8%.

Nunca agredi, nem tive atitudes agressivas, muito menos violentas, com qualquer paciente nos meus mais de 20 anos de carreira. É totalmente falsa qualquer afirmação em contrário.

As notícias publicadas na revista SÁBADO e os supostos relatos aí transcrito­s são totalmente falsos conforme se provará em sede própria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal