Cor­ri­da das Le­zí­ri­as é pas­seio pa­ra a fa­mí­lia

Vis­ta pri­vi­le­gi­a­da iun­to jun­to ao rio Teio Te­jo

Correio da Manha - Sexta - - Primeira Página -

ACORRIDA DAS LEZÍRIA S, COMPARTIDA E CHE­GA­DA A VI­LA FRAN­CA DE XIRA, dis­pu­ta- se no pró­xi­mo dia 3 de mar­ço, pe­las10h00,e já con­quis­tou mui­tos atle­tas. São 15,5 km re­a­li­za­dos em as­fal­to, cal­ça­da e pe­la ter­ra ba­ti­da nas mar­gens do rio Te­jo.

A cum­prir a sua 24. ª edi- ção, es­ta pro­va é já uma das clás­si­cas do ca­len­dá­rio na­ci­o­nal. Ga­nhou par­ti­ci­pan­tes, ain­da mui­to an­tes do ‘ bo­om’ dos trai l s. Foi con­quis­tan­do os atle­tas com um per­cur­so bo­ni­to e ino­va­dor.

Co­me­ça em Vi­la Fran­ca de Xira e pas­sa pe­la pon­te ru­mo às le­zí­ri­as ( zo­na agrí­co­la fér­til à bei­ra do rio Te­jo), on­de se faz o re­gres­so pa­ra a me­ta. A pro­va, com to­da a par­te das le­zí­ri­as a ser dis­pu­ta­da em ter­ra ba­ti­da, é ain­da mar­ca­da pe­los cam­pi­nos, que in­di­cam o ca­mi­nho aos atle­tas.

O per­cur­so es­tá sem­pre de­pen­den­te das con­di­ções cli­ma­té­ri­cas, pois em ca­so de mui­ta chu­va é im­pos­sí­vel cor­rer nas le­zí­ri­as. O ce­ná­rio é bo­ni­to e in-

MAIS DO QUE UM EVEN­TO DES­POR­TI­VO, A COR­RI­DA PO­DE SER UM BE­LO PAS­SEIO

vul­gar, quer pe­las pas­sa­gens na pon­te de Vi­la Fran­ca de Xira, quer ao lon­go das le­zí­ri­as.

O tra­je­to não é pro­pri­a­men­te fá­cil e a dis­tân­cia é mai­or dos que os tra­di­ci­o­nais 10 km. Por is­so, qual­quer ti­po de par­ti­ci­pa­ção re­quer trei­no re­gu­lar. Mas pa­ra qu­em não es­tá ap­to a cor­rer os 15,5 km, a or­ga­ni­za­ção cri­ou uma mi­ni­cor­ri­da de 5 km pe­lo pas­seio ri­bei­ri­nho.

Foi ain­da ima­gi­na­da a cor­ri­di­nha, pro­va pa­ra os mais pe­que­nos ( nas­ci­dos en­tre 2006 e 2012), com dis­tân­ci­as en­tre os 400 e os 800 me­tros. A par­ti­ci­pa­ção nes­te even­to é gra­tui­ta, mas pa­ra pro­va prin­ci­pal a ins­cri­ção cus­ta no­ve eu­ros e pa­ra a mi­ni são se­te eu­ros.

Mais do que um even­to des­por­ti­vo, a Cor­ri­da das Le­zí­ri­as po­de tor­nar- se num pas­seio pa­ra to­da a fa­mí­lia. Há pro­vas pa­ra to­dos os gos­tos e ida­des. Além dis­so, é uma boa opor­tu­ni­da­de pa­ra co­nhe­cer as be­le­zas de Vi­la Fran­ca de Xira, com uma vis­ta pri­vi­le­gi­a­da pa­ra o rio Te­jo. E não se po­de es­que­cer a sua ri­ca gas­tro­no­mia. Bons trei­nos!

PROVADE 15,5 KM COM PAR­TI­DA E CHE­GA­DA INS­TA­LA­DAS EM VILAFRANCA DE XIRA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.