Pro­ces­sos ju­di­ci­ais que ins­pi­ram

Correio da Manha - Sexta - - A Abrir - Por Ed­gar­do Pa­che­co

UMA DAS NO­TÍ­CI­AS MAIS SUR­PRE­EN­DEN­TES DO FI­NAL DE 2018 no mun­do do vi­nho foi o pro­ces­so ju­di­ci­al do pro­du­tor ame­ri­ca­no Opus One ( um dos mais fa­mo­sos pro­du­to­res do mun­do) con­tra uma ta­no­a­ria fran­ce­sa pe­lo fac­to des­ta ter for­ne­ci­do no­vas bar­ri­cas con­ta­mi­na­das com TCA ( tri­clo­o­a­ni­sol), que é o fa­mo­so com­pos­to quí­mi­co que po­pu­lar­men­te cha­ma­mos de chei­ro a rolha. Sim, es­se com­pos­to quí­mi­co que des­trói por com­ple­to um vi­nho tam­bém se en­con­tra em cas­cos e to­néis.

Co­mo ca­da gar­ra­fa de Opus One cus­ta uma pi­pa de mas­sa ( ar­ran­ja- se por cá a 400 eu­ros), os res­pon­sá­veis pe­dem um in­dem­ni­za­ção à ta­no­a­ria fran­ce­sa no va­lor dos 415 mil eu­ros. Coi­sa pou­ca.

Não se sa­be co­mo vai ter­mi­nar a con­ten­da, em­bo­ra, tra­tan­do- se de um li­tí­gio nos EUA e c o m a a d e g a e m ques­tão, não cus­ta a crer pa­ra que la­do vai afun­dar o pra­to da ba­lan­ça, mas dei por mim a pen­sar que se as ade­gas e/ ou os con­su­mi­do­res por­tu­gue­ses ti ves­sem a mes­ma ati­tu­de pe­ran­te o ga­lo­pan­te nú­me­ro de vi­nhos que nos che­gam à me­sa com TCA, as coi­sas tal­vez fos­sem di­fe­ren­tes. Não sei se, tec­ni­ca­men­te, é im­pos­sí­vel eli­mi­nar es­ta pra­ga ou se as cor­ti­cei­ras an­dam - por fal­ta de ma­té­ria- pri­ma - a com­prar cor­ti­ça de má qua­li­da­de, mas co­me­ça a ser abor­re­ci­do ver res­pon­sá­veis das em­pre­sas das ro­lhas ga­ran­ti­rem que, com mais uns mi­lhões de in­ves­ti­men­to, des­ta vez é que o TCA foi er­ra­di­ca­do em de­fi­ni­ti­vo e, de­pois, con­ti­nu­ar­mos com o mal­di­to ‘ chei­ro a rolha’.

Em Por­tu­gal fi­ca­mos com a ideia de que o TCA é uma ine­vi­ta­bi­li­da­de e que os con­su­mi­do­res só têm de en­co­lher os om­bros e abrir ou­tra gar­ra­fa. Mas, lá es­tá, ape­sar dos exa­ge­ros, nos EUA as coi­sas fiam bem mais fi­no.

ACEITAMOS O CHEI­RO A ROLHA COM PASSIVIDAD­E, MAS NOS EUA AS COI­SAS SÃO DI­FE­REN­TES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.