Correio da Manha - Boa Onda

Azeites novos foram a ‘ ‘ exame’

COMOTEMPO, OSAZEITES DEGRADAM- SE, PELO QUE DEVEMOS USÁ- LOS OMAIS PRÓXIMO POSSÍVELDA­DATA DECOLHEITA. ESTÃO MAIS AROMÁTICOS EMAIS FRESCOS

-

EM ESPANHA OU ITÁLIA, OS AZEITES MAIS FRESCOS - da campanha a decorrer - chegam ao mercado em meados de novembro. Em Portugal, com muita sorte ( e Esporão à parte) temos azeites novos de agricultor­es com produções próprias e maioritari­amente de variedades nacionais lá para fevereiro. Em Espanha há festas e festarolas em todo o país a anunciar o azeite novo. Por cá temos um evento em Mirandela e já é muito bom.

Como o tempo é inimigo do azeite, se queremos sentir toda a frescura, a força e o ter- roir de um azeite deveremos consumi- lo logo a seguir à extração do sumo das azeitonas ( outubro, novembro ou dezembro, consoante o ano climático e a regiões).

Apesar da maioria dos produtores indicar como prazo de validade dos seus azeites 24

QUEM GOSTA DE AZEITES GENUINAMEN­TE PORTUGUESE­S TEM AQUI VÁRIAS OPÇÕES

meses, testes feitos por especialis­tas indicam que a partir do 13. º mês de vida o azeite começa a ganhar caracterís­ticas negativas ( ranço), que o atiram para a categoria de azeite virgem e não virgem extra. E se no lote desse azeite entrar a variedade espanhola Arbequina ( plantada no Alentejo em quantidade­s que nem o Governo português conhece...), as coisas pioram porque tal variedade degrada- se a uma velocidade estonteant­e.

Seja como for, fomos espreitar uma das melhores lojas de azeites de Lisboa – a Loa, no Re s t e l o – e d e s c o b r i m o s sei s a ze i t es d a ca mpanha 2018/ 2019. Com exceção do Cabeço das Nogueiras ( tem a variedade Picual e continua a ser um dos mais premiados azeites portuguese­s), todos os restantes azeites são feitos com variedades nacionais.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? LOJA LOA
LOJA LOA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal