O dra­ma de per­der um fi­lho

Mafalda Luís de Castro en­fren­ta de­sa­fio“enor­me” na no­ve­la da CMTV

Correio da Manha - Sexta - - Primeira Página -

AS GRA­VA­ÇÕES CO­ME­ÇA­RAM DIA 5 DE FE­VE­REI­RO e as pri­mei­ras ima­gens já fo­ram vi­su­a­li­za­das no dia em que a no­ve­la foi apre­sen­ta­da aos te­les­pe­ta­do­res da CMTV e à im­pren­sa. Pa­ra além de Ana­be­la Tei­xei­ra e An­tó­nio Pe­dro Cer­dei­ra; Mafalda Luís de Castro e Nuno Ja­nei­ro tam­bém são protagonis­tas des­ta gran­de his­tó­ria de An­tó­nio Bar­rei­ra.

Aliás, o en­re­do co­me­ça cen­tra­do ne­les e as ima­gens não dei­xam mar­gens pa­ra dú­vi­da do que aí vem. Mafalda Luís de Castro na pe­le de Leonor, e Nuno Ja­nei­ro na pe­le de Bru­no, per­dem o úni­co fi­lho, João Vi­cen­te. A car­ga dra­má­ti­ca es­tá bem vin­ca­da nes­tas pri­mei­ras ce­nas. A atriz con­fes­sa que es­ta per­so­na­gem tem si­do um dos gran­des de­sa­fi­os da sua car­rei­ra: “A no­ve­la tem uma his­tó­ria mui­to den­sa, so­bre­tu­do a mi­nha per­so­na­gem. Tem si­do um de­sa­fio enor­me pa­ra mim co­mo atriz, no sen­ti­do em que te­nho de ex­plo­rar zo­nas sen­sí­veis a ní­vel emo­ci­o­nal.”

A ins­pi­ra­ção pa­ra a cri­a­ção da sua per­so­na­gem vem exa­ta­men­te das vi­vên­ci­as e do dia a dia das pes­so­as e his­tó­ri­as que acom­pa­nha. “En­con­tro a ins­pi­ra­ção em his­tó­ri­as da vi­da re­al e em me­mó­ri­as pes­so­ais. É fá­cil pro­cu­rar es­sas me­mó­ri­as por­que, co­mo ato­res, te­mos os nos­sos tru­ques. Ir bus­car às nos­sas ga­ve­tas epi­só­di­os pas­sa­dos e in­tro­du­zi- los na nos­sa per­so­na­gem.”

Qu­em tam­bém es­tá an­si­o­so pe­la da­ta de es­treia ( 18 de

“SA­BE­MOS QUE HÁ MUI­TA EX­PEC­TA­TI­VA. QUE TE­MOS TO­DOS OS OLHARES CO­LO­CA­DOS EM NÓS”

MAFALDA LUÍS DE CASTRO

mar­ço) é Nuno Ja­nei­ro: “Sin­to- me mui­to en­tu­si­as­ma­do pe­la equi­pa, pe­la his­tó­ria e pe­lo meu nú­cleo. É um pro­je­to que tem tu­do pa­ra dar cer­to e te­nho a cer­te­za de que vai ser um su­ces­so.”

No en­tan­to, o ator cha­ma a aten­ção pa­ra as ce­nas for­tes e re­lem­bra o quão fo­ram di­fí­ceis de gra­var: “Fi­quei um bo­ca­di­nho de ras­tos nes­ses di­as por­que, ti­ran­do aque­le es­for­ço emo­ci­o­nal que é mil ve­zes pi­or do que o fí­si­co, te­mos de i r bus­car me­mó­ri­as tris­tes ao pon­to cer­to e is­so é mui­to des­gas­tan­te. Fo­ram di­as di­fí­ceis pa­ra mim”, re­ve­la.

Es­te não tem si­do o úni­co de­sa­fio de Nuno Ja­nei­ro nos úl­ti­mos tem­pos na cons­tru­ção da per­so­na­gem que, ao lon­go da his­tó­ria, se vai des­mis­ti­fi­car. “Quan­do co­me­çá­mos nos en­sai­os, sen­ti- me um bo­ca­di­nho per­di­do por­que o Bru­no tem mui­ta coi­sa pa­ra des­ven­dar. Ini­ci­al­men­te as pes­so­as têm de sen­tir pe­na de­le, até por­que es­ta­mos a fa­lar da per­da de MI­GUEL GAMEIRO E SUSANA FÉLIX são os gran­des in­tér­pre­tes da mú­si­ca do ge­né­ri­co da pri­mei­ra no­ve­la da CMTV. O te­ma cha­ma- se ‘ Se Al­guém Per­deu’ e foi can­ta­do ao vi­vo na fes­ta de apre­sen­ta­ção des­te no­vo pro­je­to de fic­ção na­ci­o­nal. Ato­res e vá­ri­os ros­tos da es­ta­ção aplau­di­ram de pé a atu­a­ção dos dois can­to­res, que pu­se­ram o For­te da Cruz, no Es­to­ril, ao ru­bro com es­ta be­la in­ter­pre­ta­ção.

um fi­lho. De­pois, mais pa­ra a fren­te, te­nho de mos­trar um la­do da per­so­na­gem que o es­pec­ta­dor nem se­quer so­nha­va que exis­tia. E es­sa tem si­do a mi­nha mai­or di­fi­cul­da­de.” No en­tan­to, faz ques­tão de dei­xar bem cla­ro que “a mi­nha per­so­na­gem não tem na­da que ver co­mi­go. Ele faz coi­sas que eu ja­mais fa­ria!”

Pa­ra o ator, a no­ve­la tem os in­gre­di­en­tes cer­tos pa­ra ter su­ces­so e sa­li­en­ta a im­por­tân­cia des­te pas­so da CMTV na fic­ção na­ci­o­nal. “Fi­quei mui­to en­tu­si­as­ma­do com es­te con­vi­te. Es­ta­mos a fa­zer his­tó­ria! É a pri­mei­ra no­ve­la pa­ra o ca­bo e é mui­to im­por­tan­te pa­ra mim p a r t i c i p a r n u m p r o j e t o des­te gé­ne­ro.”

“TE­NHO A CER­TE­ZA DE

QUE A NO­VE­LA VAI SER UM SU­CES­SO. TAN­TO PE­LA EQUI­PA, CO­MO PE­LO ARGUMENTO” NUNO JA­NEI­RO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.