HIS­TÓ­RIA COM QUA­TRO SÉ­CU­LOS PA­RA CON­TAR

Correio da Manha - Sexta - - Desfrutar Das Cidades -

L O C A L I Z A D A A POU­COS ME­TROS da Li vra­ria Lell o a pra­ça Gomes Tei­xei­ra, po­pu­lar­men­te co­nhe­ci­da co­mo pra­ça dos Leões, tem 400 anos de his­tó­ria. Fi­ca lo­ca­li­za­da no co­ra­ção do Por­to e o no­me pe­lo qual é ofi­ci­al­men­te co­nhe­ci­da sur­giu há 130 anos, de­vi­do a uma fon­te que ali foi ins­ta­la­da e que fi­cou co­nhe­ci­da co­mo fon­te dos Leões.

A pra­ça foi cons­truí­da em 1619, ano da fundação do vi­zi­nho con­ven­to dos pa­dres car­me­li­tas des­cal­ços. Al­gu­mas dé­ca­das mais tar­de, nes­ta pra­ça fo­ram er­gui­dos o Co­lé­gio dos Ór­fãos ( 1651) e o Re­co­lhi­men­to do An­jo ( 1672).

Ou­tra pra­ça a me­re­cer um destaque especial, a da Li­ber­da­de, l i ga o Por­to an­ti­go ao mo­der­no. No cen­tro da pra­ça, lo­ca­li­za­da ao fun­do da ave­ni­da dos Ali­a­dos, destaca- se a es­tá­tua do rei Pe­dro IV, um monumento de dez me­tros de al­tu­ra cons­truí­do em bron­ze, em 1862. Na pra­ça en­con­tra- se a es­tá­tua do ar­di­na e da­li vê- se a es­ta­ção de S. Ben­to e a tor­re dos Clé­ri­gos.

PRA­ÇA DOS LEÕES E DA LI­BER­DA­DE - POR­TO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.