Chefs jun­tam- se pa­ra uma viagem cu­li­ná­ria

Correio da Manha - Sexta - - Destaque‘ História da Gastronomi­a Portuguesa’ -

JO­SÉ FRAGOSO

1 CONFIRMA, COM ORGULHO, que ‘ História da Gastronomi­a Portuguesa - Do sé­cu­lo XVI ao sé­cu­lo XX’, um for­ma­to que a RTP 1 es­treia ama­nhã, 23 de mar­ço, em ho­rá­rio no­bre, é “um programa que po­de ele­var a fas­quia da qua­li­da­de do que se faz em te­le­vi­são”. O di­re­tor de Pro­gra­mas da estação pú­bli­ca vai mais lon­ge e diz ser es­te programa “uma das ini­ci­a­ti­vas mais apetitosas do ano” no prin­ci­pal canal da estação da ave­ni­da Ma­re­chal Gomes da Cos­ta, que“jun­ta, sob o mes­mo mote, um leque dos me­lho­res chefs da atu­a­li­da­de”, acres­cen­tan­do- lhe o pe­so de ser “um dos con­teú­dos que mais faz sen­ti­do na te­le­vi­são”.

Ao lon­go de seis sá­ba­dos na RTP 1, vamos po­der vi­a­jar pe­lo tempo cu­li­ná­rio com os chefs Lju­bo­mir Sta­ni­sic ( sé­cu­lo XX), Ki­ko Mar­tins ( séc. XVI), Nu­no Ber­gon­se ( sé­cu­lo XVII), Mar­le­ne Vi­ei­ra ( Do­ça­ria Con­ven­tu­al), Di­o­go No­ro­nha ( séc. XVIII) e Susana Fe­li­ci­da­de ( séc. XIX).

Ki­ko Mar­tins, o chef das co­zi­nhas do Mun­do, não tem dú­vi­das de que ‘ História da Gastronomi­a Portuguesa’ “vai ser um ‘ pro­gra­ma­ço’ de co­zi­nha” e não se can­sou de afir­mar, du­ra nte a apre­sen­ta­ção, que apren­deu “imen­so”.

A‘ do­cei­ra’ Mar­le­ne Vi­ei­ra con­fes­sou que se sen­tiu “qua­se a me­di­tar” no Con­ven­to de Arou­ca; Nu­no Ber­gon­se de­pa­rou- se com“re­cei­tas que não pa­re­ci­am co­mes­tí­veis”; en­quan­to Di­o­go No­ro­nha e Susana Fe­li­ci­da­de fa­lam dos ex­ces­sos da cor­te e das ca­rên­ci­as do po­vo.

“NUMA DAS INI­CI­A­TI­VAS MAIS APETITOSAS DA RTP, JUNTÁMOS, SOB O MES­MO MOTE, UM LEQUE DOS ME­LHO­RES CHEFS”

JO­SÉ FRAGOSO,

DIR. PRO­GRA­MAS RTP

LILIANA PEREIRAKI­KO MAR­TINS, MAR­LE­NE VI­EI­RA, DI­O­GO NO­RO­NHA,SUSANA FE­LI­CI­DA­DE, NU­NO BER­GON­SE E LJU­BO­MIR STA­NI­SIC MOSTRAM SÉCULOS DA CO­ZI­NHA PORTUGUESA

LJU­BO­MIR STA­NI­SIC Ca­be- lhe nar­rar a história da gastronomi­a do sé­cu­lo XX e fa­lar do em­ble­má­ti­co mes­tre João Ri­bei­ro, o co­zi­nhei­ro do res­tau­ran­te Aviz, em Lis­boa. Lju­bo­mir es­te­ve au­sen­te da apre­sen­ta­ção, mas jun­ta­rá no seu programa o co­le­ga Ví­tor So­bral e a gas­tró­no­ma Maria de Lur­des Mo­des­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.