Correio da Manha - Boa Onda

MADONNA ATÉ JÁ CANTA EM PORTUGUÊS

NOVO DISCO E ROTEIRO DE LISBOA

-

Começa num sonho e acaba numa espécie de redenção. Pelo meio ouvem- se disparos que deveriam fazer- nos acordar a todos, escutam- se pianos, percussões e confissões. Ouve- se falar em amor, solidão, perdão e futuro. Aos 60 anos, Madonna é ‘ Madame X’ no seu novo disco, um álbum que as notícias vinham dando conta de estar impregnado de Lisboa. E ela está lá. Mas não só. Ao longo dos 18 meses em que esteve a gravar o novo álbum, trabalhand­o nas relações que vai firmando com os mais variados géneros musicais, Madonna montou um verdadeiro parque de diversões musical a seu bel-prazer. Aquilo a que o ‘ The Guardian’ já chamou de ‘ bizarro’ é, na verdade, admirável, grandioso, excêntrico, vistoso, elegante, belo, denso e exótico. Porventura nãoéumd iscopa rato dos, ma sé um disco para a maioria. Madonna sabe o que quer, sabe o que faz e sabe como fazer. No tema ‘ Killers Who Are Partying’, a própria canta “eu sei o que sou e o que não sou”. A sugestão dos lábios cosidos na capado discoéquas­e uma metáfora para o verdadeiro trabalho de ponto de cruz queéeste‘M adam e X’, uma verdadeira montanha russa, que

por vezes parece querer trocar- nos as voltas. “É uma vida bonita”, canta Madonna em ‘ Dark Ballet’, um tema que parece ele próprio um carrossel.

Mas vamos a contas. Deixando de lado a música latina, os hip- hops, a eletrónica e outras afinidades de estilo, afinal o que tem este disco de Portugal e de Lisboa? Pois bem! ‘ Madame X’ tem guitarra portuguesa ( Madonna andou na boa companhia de Celeste Rodrigues), tem kuduro (de que não está isento de responsabi­lidade oamigoDi no D’Santiago), tem a Orquestra das Bat u ka d e i ra s ( q u e Madonna foi buscar à Amadora) e um aversão do tema ‘ Faz Gostoso’ que a cantora pediu emprestada a Blaya, embora tenha optado por gravá- lo com a brasileira Anitta. Mas uma das maiores surpresas é ouvir Madonna cantar algumas frases em português em três das novas canções. Gravado em Portugal, Londres, Nova Iorque e Los Angeles ,‘ Ma dameX’ é excêntrico, ora delicado, ora arrasador, provavelme­nte um dos disco mais ambiciosos de toda a carreira de Madonna. “Você pensa que eu sou louca”, pergunta, às tantas, a cantora numa das frases em português. “Nada disso, Madonna! Só quem não a conhece é que não a compra”, dizemos nós.

NOVO DISCO DE MADONNA CHEGA HOJE AO MERCADO

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal