Lu­xo e tra­di­ção uni­dos na ro­ma­ria

Se­nho­ra da Ago­nia

Correio da Manha - Sexta - - Primeira Página -

Os 21 mor­tei­ros que mar­cam a aber­tu­ra das Fes­tas em Hon­ra de Nos­sa Se­nho­ra da Ago­nia es­ta­lam às 8h30 de ho­je. E a rus­ga só me­te a vi­o­la no sa­co já de­pois da meia-noi­te de ter­ça-fei­ra, dia 20.

O des­fi­le da mor­do­mia, que sai às 16h00 de ho­je do pa­lá­cio dos Cu­nhas, é o pon­to al­to do or­gu­lho de Vi­a­na do Cas­te­lo, já que as cer­ca de 600 mor­do­mas, de­vi­da­men­te tra­ja­das, envergam as me­lho­res joi­as de fa­mí­lia e, des­sa for­ma, fa­zem cir­cu­lar nas ru­as da ci­da­de uma for­tu­na de mais de trin­ta mi­lhões de eu­ros em ou­ro.

Me­re­ce tam­bém par­ti­cu­lar re­fe­rên­cia o cor­te­jo his­tó­ri­co de amanhã, dia 17, que as­si­na­la os 60 anos do Tem­plo do Co­ra­ção de Je­sus, no al­to de San­ta Lu­zia.

BAILARICOS E PROCISSÕES

A Se­nho­ra da Ago­nia é a mais colorida e di­ver­ti­da ro­ma­ria de Por­tu­gal. Nos cin­co di­as de fes­ta atu­am zés-pe­rei­ras, ran­chos fol­cló­ri­cos, to­ca­do­res de con­cer­ti­na e can­ta­do­res ao de­sa­fio. Mas nem só de mú­si­ca e dança vi­vem os ro­mei­ros e a tra­di­ção re­al­ça du­as gran­des procissões. A pri­mei­ra, a Pro­cis­são So­le­ne, no do­min­go, per­cor­re as es­trei­tas ru­as do bair­ro dos pes­ca­do­res. A se­gun­da, na ter­ça-fei­ra, dia da Se­nho­ra da Ago­nia, é a ma­jes­to­sa Pro­cis­são ao Mar, em que o an­dor da pa­dro­ei­ra e de ou­tros san­tos da de­vo­ção pis­ca­tó­ria se­guem em bar­cos, de­vi­da­men­te en­ga­la­na­dos, da foz do Lima ao mar.

PRO­CIS­SÃO AO MAR ES­TÁ MAR­CA­DA PARA

TER­ÇA, DIA 20

1

1. As mor­do­mas mos­tram-se ho­je de­vi­da­men­te tra­ja­das 2. Ao pes­co­ço, as mu­lhe­res que par­ti­ci­pam no des­fi­le os­ten­tam uma for­tu­na em ou­ro 3. Co­res vi­vas do tra­je à vi­a­ne­sa 2

3

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.