De olhos pos­tos nas es­tre­las

AS RUÍ­NAS ROMANAS DE TROIA PRO­MO­VEM UMA ATI­VI­DA­DE QUE PER­MI­TE FI­CAR A SA­BER MAIS SO­BRE ASTRONOMIA E HIS­TÓ­RIA

Correio da Manha - Sexta - - Lazer Crianças -

Agos­to é o mês em que o céu de Troia ape­la à con­tem­pla­ção. Is­so é o que vai acon­te­cer di­as 23 e 24, sex­ta-fei­ra e sá­ba­do, com as Noi­tes de Es­tre­las, a par­tir das 21h30, nas ruí­nas romanas. A ati­vi­da­de con­ta com o apoio de um as­tró­no­mo da Sky4all e da equi­pa de ar­que­o­lo­gia das ruí­nas.

Es­ta é uma opor­tu­ni­da­de para cru­zar a ar­que­o­lo­gia com a astronomia. Aqui con­tam-se his­tó­ri­as so­bre mi­tos e len­das as­so­ci­a­dos ao no­me das cons­te­la­ções e pla­ne­tas ob­ser­vá­veis.

IMAGENS DE HIS­TÓ­RI­AS

Há 2000 anos, gre­gos e ro­ma­nos acre­di­ta­vam que a vi­da dos deu­ses e heróis es­ta­va es­cri­ta nas es­tre­las. As cons­te­la­ções eram imagens de his­tó­ri­as, co­mo a da don­ze­la cas­ti­ga­da por se ter ena­mo­ra­do por Zeus e de­pois trans­for­ma­da na Ur­sa Mai­or, ou a nar­ra­ti­va de Zeus que se tor­nou um cis­ne para en­ga­nar a nin­fa Né­me­sis.

Os bi­lhe­tes para a ini­ci­a­ti­va cus­tam 5 € para cri­an­ças dos 5 aos 12 anos e 10 € para mais de 12. Ins­cri­ções em ar­que­o­lo­[email protected]­a­re­sort.pt.

A pou­cos mi­nu­tos da zo­na cen­tral de Troia, vi­a­je até às ruí­nas do mai­or cen­tro in­dus­tri­al de sal­gas de pei­xe do im­pé­rio ro­ma­no. Per­ca-se pe­las ha­bi­ta­ções e tú­mu­los. Di­vir­ta-se e aprenda.

APRENDA SO­BRE MI­TOS E LEN­DAS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.