Fei­ra dá a sa­bo­re­ar o mel de Se­sim­bra

EN­TRE HO­JE E DO­MIN­GO, O PAR­QUE AU­GUS­TO PÓL­VO­RA, EM MAÇÃ, RE­CE­BE A INI­CI­A­TI­VA QUE TE­VE A PRI­MEI­RA EDI­ÇÃO EM 1999. A ZIMBRAMEL É CON­SI­DE­RA­DA UM DOS MAIS IM­POR­TAN­TES CERTAMES DO GÉNERO EM POR­TU­GAL

Correio da Manha - Sexta - - À Descoberta -

Ocli­ma ame­no da re­gião con­ju­ga­do com a pre­do­mi­nân­cia de ale­crim, to­mi­lho, oré­gão, mur­ta, es­te­va e ros­ma­ni­nho con­fe­rem ao mel de Se­sim­bra ca­ra­te­rís­ti­cas úni­cas. Pa­ra além do pa­la­dar, apre­sen­ta um bai­xo te­or de hu­mi­da­de, num va­lor que ron­da en­tre os 17 e os 18 por cen­to. Is­to, diz quem sa­be, é um fa­tor es­sen­ci­al pa­ra ga­ran­tir a qua­li­da­de: quan­to me­nos hú­mi­do, me­nos pos­si­bi­li­da­de há de fer­men­tar. É pa­ra pro­mo­ver es­te pro­du­to que, des­de 1999, tem lu­gar a ZimbraMel – Fei­ra do Mel da Pe­nín­su­la de Se­tú­bal, uma im­por­tan­te mos­tra do género re­a­li­za­da em Por­tu­gal.

APICULTURA E MÚ­SI­CA

A ini­ci­a­ti­va re­sul­ta de uma par­ce­ria en­tre a Câmara de Se­sim­bra, a Jun­ta de Fre­gue­sia do Cas­te­lo e a As­so­ci­a­ção de Api­cul­to­res da Pe­nín­su­la de Se­tú­bal. Nes­ta fei­ra é ain­da pos­sí­vel com­prar pro­du­tos de­ri­va­dos da apicultura, co­mo ge­leia re­al, pó­len, pró­po­lis, cre­mes e sa­bo­ne­tes. Es­tá tam­bém dis­po­ní­vel do­ça­ria, quei­jo da Azoia, pão e ar­te­sa­na­to. Do pro­gra­ma cons­ta ain­da a Ofi­ci­na das Abe­lhas, pa­ra os mais no­vos, e es­pe­tá­cu­los mu­si­cais. A exem­plo das edi­ções an­te­ri­o­res, a au­tar­quia dis­po­ni­bi­li­za trans­por­te gra­tui­to pa­ra o lo­cal da fei­ra a par­tir de Se­sim­bra.

Não fal­tam es­pe­tá­cu­los mu­si­cais, co­me­çan­do com o fa­do de So­fia Ra­mos e Cristiano Sou­sa. Ama­nhã é a vez do Gru­pe­to do Co­re­to e Los Ca­va­ki­tos. No do­min­go, às 18h30, há mú­si­ca com a Ban­da Kan­gu­rus. Acon­te­ce de ho­je a do­min­go, dia 25, no par­que Au­gus­to Pól­vo­ra, em Maçã. Ho­je e ama­nhã das 10h00 às 23h30, do­min­go das 10h00 às 21h30.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.