Mer­gu­lho pe­ri­go­so com vá­ri­os tu­ba­rões à es­prei­ta

‘47 ME­TROS: ME­DO PROFUNDO’ É TER­ROR À PRO­VA DE NERVOS, NUM EXERCÍCIO CLAUSTROFÓ­BICO EM QUE QUA­TRO BELAS JO­VENS SE PER­DEM NAS PROFUNDEZA­S DO MAR MEXICANO E LU­TAM PE­LA VI­DA

Correio da Manha - Sexta - - Êxito Cinema -

Des­de que Ste­ven Spi­el­berg pôs um tu­ba­rão a ame­a­çar qu­em ar­ris­ca­va dar um mer­gu­lho nas prai­as de Amity Is­land, em 1975, que o ci­ne­ma de ter­ror nun­ca mais foi o mes­mo. Têm si­do cons­tan­tes os exer­cí­ci­os de sus­pen­se, uns mais bem con­se­gui­dos do que ou­tros. ‘47 Me­tros: Me­do Profundo’, já em exi­bi­ção, le­va a pre­mis­sa de um mer­gu­lho pe­ri­go­so até às úl­ti­mas con­sequên­ci­as,

pro­me­ten­do um jo­go claustrofó­bico.

Se­que­la de uma obra se­me­lhan­te de 2017, es­te fil­me de al­ta ten­são co­lo­ca qua­tro belas jo­vens nu­ma lon­ga jor­na­da pe­las profundeza­s do Mé­xi­co, qu­an­do de­ci­dem co­nhe­cer ga­le­ri­as sub­mer­sas an­ti­gas, dos tem­pos mai­as. O de­sa­fio co­me­ça bem, mas um co­los­sal tu­ba­rão bran­co, ce­go, vai le­vá-las a lu­tar pe­la vi­da, até por­que se per­dem num mar tur­vo e cheio de pe­ri­gos.

Pen­sa­do pu­ra­men­te co­mo en­tre­te­ni

FIL­ME SI­MU­LA EX­PE­RI­ÊN­CIA EM TEM­PO

RE­AL

men­to de nervos, o fil­me agar­ra o es­pec­ta­dor até ao fim, já que si­mu­la uma ex­pe­ri­ên­cia em tem­po re­al, lu­tan­do con­tra vá­ri­as ame­a­ças, in­cluin­do a fal­ta de oxi­gé­nio.

A tra­ma tem a es­pes­su­ra de uma fo­lha de pa­pel, mas a ação é cons­tan­te, pro­cu­ran­do-se a efi­cá­cia em de­tri­men­to da ve­ro­si­mi­lhan­ça. O ter­ror é es­tu­da­do com al­gu­ma pers­pi­cá­cia, evi­tan­do-se cair nos exa­ge­ros de ou­tras aven­tu­ras re­cen­tes, co­mo as da sa­ga dis­pa­ra­ta­da ‘Shark­na­do’.

De Johan­nes Ro­berts. Com Sophie Né­lis­se, Co­rin­ne Foxx, Bri­an­ne Tju, Sis­ti­ne Ro­se Stal­lo­ne, John Cor­bett, Nia Long, Brec Bas­sin­ger, Axel Man­sil­la, Da­vi San­tos e Khy­lin Rham­bo. Ar­gu­men­to de Er­nest Ri­e­ra e Johan­nes Ro­berts. Mon­ta­gem de Mar­tin Brin­kler. EUA/2019, 90 min.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.