Nos ca­mi­nhos da tran­su­mân­cia

ALPEDRINHA VOL­TA SER PAL­CO DE UM FESTIVAL ON­DE SE EVOCAM OS CA­MI­NHOS QUE, NOUTROS TEM­POS, OS REBANHOS PERCORRIAM

Correio da Manha - Sexta - - Chocalhos -

A fre­gue­sia de Alpedrinha, no Fun­dão, re­ce­be a par­tir de ho­je e até do­min­go mais uma edi­ção de Cho­ca­lhos – Festival da Tran­su­mân­cia, on­de se evoca os ca­mi­nhos que, ou­tro­ra, os pas­to­res e seus rebanhos percorriam na Ser­ra da Es­tre­la e nos cam­pos de Ida­nha-a-No­va.

MUI­TA ANI­MA­ÇÃO

O festival recupera es­ta tra­di­ção. O pon­to al­to é no do­min­go. A ca­mi­nha­da ini­cia-se na Pra­ça do Mu­ni­cí­pio, no Fun­dão, per­cor­ren­do os ca­mi­nhos da Gar­du­nha, até Alpedrinha, on­de os cho­ca­lhei­ros es­pe­ram pe­lo re­ba­nho que dei­xa­ram no iní­cio do per­cur­so.

O ca­mi­nho faz-se a pé, num per­cur­so en­tre cal­ça­das ro­ma­nas e va­les e mon­tes a per­der de vis­ta.

Na programaçã­o do festival Cho­ca­lhos po­dem-se en­con­trar ati­vi­da­des que di­vul­gam o ar­te­sa­na­to pas­to­ril e a mú­si­ca po­pu­lar, ao mes­mo tem­po que se dá a co­nhe­cer as ra­ças de ga­do au­tóc­to­ne e os cães pas­to­res. A gas­tro­no­mia da re­gião, com os qu­ei­jos, vi­nhos, mi­gas, cal­dei­ra­das com car­ne e ran­chos, en­tre ou­tras igua­ri­as, es­tá em des­ta­que no festival Cho­ca­lhos. A acom­pa­nhar es­tas te­má­ti­cas, as ru­as de Alpedrinha en­chem-se de mú­si­ca, com es­pe­tá­cu­los em vá­ri­os pal­cos. Há visitas a quei­ja­ri­as e vá­ri­as ofi­ci­nas (quei­jo, lã, en­tre ou­tras).

Na edi­ção des­te ano, Cas­tro Dai­re é a re­gião con­vi­da­da, apre­sen­tan­do as su­as tra­di­ções.

PAS­TO­RES E REBANHOS SÃO REIS DO FESTIVAL

JOAQUIN CORBALAN

Vi­a­gens ser­ra­nas dos pas­to­res e rebanhos es­tão em des­ta­que. Vi­si­tan­tes são con­vi­da­dos a par­ti­ci­par

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.