Nos bas­ti­do­res da re­vis­ta à por­tu­gue­sa

`PA­RE, ES­CU­TE E... RIA!' É A NO­VA APOS­TA DE HÉL­DER FREI­RE COSTA E FAZ HOMENAGEM AO HUMORISTA HER­MAN JO­SÉ. O ES­PE­TÁ­CU­LO AS­SI­NA­LA A ESTREIA DE SARA BAR­RA­DAS NA RE­VIS­TA À POR­TU­GUE­SA

Correio da Manha - Sexta - - Primeira Página -

Nos ca­ma­rins faz um ca­lor in­su­por­tá­vel, ape­sar de as ja­ne­las do teatro es­ta­rem to­das aber­tas. En­tre os ar­tis­tas – ato­res e bai­la­ri­nos – rei­na o ner­vo­so miu­di­nho. “On­de es­tão os meus brin­cos?”, per­gun­ta uma atriz à bei­ra das lá­gri­mas.“Ah, já en­con­trei!”, acres­cen­ta pou­co de­pois, ali­vi­a­da. Os bai­la­ri­nos aque­cem os mús­cu­los, os ato­res afi­nam a voz e dão os úl­ti­mos re­to­ques na ma­qui­lha­gem. Mi­guel Di­as re­za. Ou as­sim pa­re­ce, de tão con­cen­tra­do. Flávio Gil, o en­ce­na­dor, dá as úl­ti­mas indicações. “En­tras por ali e pá­ras. Fi­ca bo­ni­to!”

Es­ta­mos na an­tes­treia da no­va Re­vis­ta à Por­tu­gue­sa do Teatro Ma­ria Vi­tó­ria, no Par­que Mayer, em Lis­boa, e pa­re­ce que to­da a gen­te sus­tém a res­pi­ra­ção... até que o pa­no so­be, a mú­si­ca arranca e os ar­tis­tas sur­gem, fi­nal­men­te, co­mo pei­xes na água, no seu ele­men­to na­tu­ral. O pal­co.

‘Pa­re, Es­cu­te e... Ria!’ é a úl­ti­ma aven­tu­ra do em­pre­sá­rio Hél­der Frei­re Costa e ho­me­na­geia Her­man Jo­sé, “um ho­mem que nas­ceu no Par­que Mayer e a par­tir daí cons­truiu uma car­rei­ra sem par no nos­so país”. É, tam­bém, o es­pe­tá­cu­lo que as­si­na­la a estreia no gé­ne­ro da atriz Sara Bar­ra­das, que, garante o pro­du­tor, o “sur­pre­en­deu em to­da a es­ca­la”. “A Sara é a gran­de sur­pre­sa des­te es­pe­tá­cu­lo: eu via-a na te­le­vi­são, cla­ro, mas nun­ca me pas­sou pe­la ca­be­ça que fos­se tão boa, que se des­se tão bem em Re­vis

ta. A interpreta­ção de­la é su­pe­ri­or: vai bem em to­dos os qua­dros, nos mais ín­fi­mos por­me­no­res”, afir­ma o em­pre­sá­rio.

Nes­ta Re­vis­ta “di­fe­ren­te”, em que “os ato­res par­ti­ci­pam nos números to­dos uns dos ou­tros”, há mo­men­tos emo­ci­o­nan­tes. “Te­mos o último fa­do que o Eu­gé­nio Pe­pe compôs, ele, que fa­le­ceu re­cen­te­men­te, e que é aqui ho­me­na­ge­a­do pe­la El­sa Ca­sa­no­va, a nos­sa atração de fa­do”, acres­cen­ta Hél­der Frei­re Costa. E há, co­mo não po­dia dei­xar de ser, sá­ti­ra po­lí­ti­ca, com crí­ti­cas à di­rei­ta e à es­quer­da. “Mas sem ofen­der nin­guém”, garante o pro­du­tor. “Os tex­tos são da equipa de sem­pre: do Flávio Gil, do Mi­guel Di­as e do Re­na­to Pi­no, e abor­dam to­dos os te­mas quen­tes da atu­a­li­da­de, des­de a Ban­ca ao Cen­tro Cul­tu­ral de Be­lém, tu­do aqui­lo que os por­tu­gue­ses ti­ve­ram de pa­gar, e bem, do seu bol­so.”

ACIDENTES E AUSÊNCIAS

À por­ta do Ma­ria Vi­tó­ria, a fa­zer fi­la, mui­tas ca­ras co­nhe­ci­das. Io Ap­pol­lo­ni, Ma­ria João Abreu, Ví­tor Es­pa­di­nha, Te­re­sa Gui­lher­me... to­dos fo­ram en­tran­do e ocu­pan­do os seus lu­ga­res. A au­sên­cia mais no­ta­da da noi­te foi mes­mo a do ator Pau­lo Vas­co, ca­be­ça de car­taz, que so­freu um pe­que­no aci­den­te pou­co an­tes da estreia, fra­tu­rou um jo­e­lho e não pô­de atu­ar. “De­ve es­tar pron­to pa­ra vir den­tro de uma ou du­as se­ma­nas”, jus­ti­fi­cou o co­le­ga Pe­dro Silva. O ou­tro gran­de au­sen­te? O pró­prio Her­man Jo­sé, a figura ho­me­na­ge­a­da cu­ja agen­da “não per­mi­tiu” ir ao Par­que Mayer. “O Her­man é o mai­or. Com tan­tos anos de car­rei­ra, con­ti­nua a tra­ba­lhar por to­do o País e só por­que es­tá a tra­ba­lhar que não po­de es­tar aqui con­nos­co.”

Em ce­na, en­tre can­ções e pi­a­das, os números su­ce­dem-se, o pú­bli­co ri e aplau­de, a boa-dis­po­si­ção im­pe­ra. Nos mo­men­tos mais sé­ri­os, há si­lên­cio na sa­la e os aplau­sos eco­am mais al­to. Hél­der Frei­re Costa olha pa­ra a ce­na e pa­re­ce ser o mais sa­tis­fei­to de to­dos. “É uma Re­vis­ta lin­dís­si­ma. Uma re­vis­ta to­da fei­ta de plu­mas!”

O ATOR PAU­LO VAS­CO, CA­BE­ÇA DE CAR­TAZ, TE­VE UM ACI­DEN­TE E NÃO PÔ­DE ES­TAR

PRE­SEN­TE NA ESTREIA

1. O elen­co no nú­me­ro de aber­tu­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.