Fa­do re­gres­sa às ru­as da ca­pi­tal com car­taz de lu­xo

O FA­DO VOL­TA A ES­TAR EM DES­TA­QUE HO­JE E AMA­NHÃ, NA­QUE­LE QUE É UM DOS MAIS TÍ­PI­COS BAIR­ROS DE LIS­BOA. ANA MOU­RA É O NO­ME MAI­OR

Correio da Manha - Sexta - - Primeira Página - POR MI­GUEL AZE­VE­DO

AAl­fa­ma é lin­da!.. e é do fa­do. Du­ran­te dois di­as, ho­je e ama­nhã, igre­jas, lar­gos, ru­as, be­cos, va­ran­das, es­pa­ços im­pro­vi­sa­dos e so­ci­e­da­des re­cre­a­ti­vas do bair­ro trans­for­mam-se em palcos pa­ra aco­lher mais uma edi­ção do San­ta Ca­sa Al­fa­ma. Es­ta sex­ta e sá­ba­do não ha­ve­rá can­to ou re­can­to, es­ca­da ou es­ca­da­ria, não ha­ve­rá por­ta nem ja­ne­la que não se abra pa­ra dei­xar en­trar aque­le can­tar que é tão lis­bo­e­ta. Ana Mou­ra, Mar­co Ro­dri­gues, Le­ni­ta Gen­til, Pe­dro Mou­ti­nho, Ri­car­do Ri­bei­ro, Ká­tia Gu­er­rei­ro ou Ana So­fia Va­re­la são ape­nas al­guns dos no­mes em des­ta­que.

MÚ­SI­CA EM ONZE PALCOS

Nas­ci­do em 2013 com o de­sa­fio de cri­ar o pri­mei­ro gran­de fes­ti­val de mú­si­ca que trans­por­tas­se a iden­ti­da­de e a al­ma lu­sa, o San­ta Ca­sa Al­fa­ma (que du­ran­te mui­to tem­po te­ve o no­me de Cai­xa Al­fa­ma) foi pen­sa­do com o ob­je­ti­vo de che­gar a to­dos os pú­bli­cos: dos pro­fun­dos co­nhe­ce­do­res de Fa­do aos sim­ples cu­ri­o­sos. Por is­so mes­mo, a ofer­ta é mui­to di­ver­si­fi­ca­da nos cer­ca de onze palcos que re­ce­bem os con­cer­tos. O pal­co prin­ci­pal es­tá lo­ca­li­za­do jun­to ao no­vís­si­mo Ter­mi­nal de Cru­zei­ros em Al­fa­ma, mas a edi­ção des­te ano, que até ofe­re­ce fa­do ao pôr do sol no ro­of­top do Ter­mi­nal de Cru­zei­ros, ofe­re­ce mú­si­ca em lo­cais tão dis­tin­tos quan­to o Mu­seu do Fa­do, o Gru­po Spor­ti­vo Adi­cen­se, a Igre­ja de S. Mi­guel, a So­ci­e­da­de Boa União ou o Cen­tro Cul­tu­ral Dr. Ma­ga­lhães Li­ma, en­tre ou­tros.

En­tre os es­pe­tá­cu­los a ver, há al­guns que me­re­cem es­pe­ci­al aten­ção. Des­ta­que pa­ra ‘Até Deus Gos­ta de Fa­do’, de Jo­sé Gon­ça­lez, com os con­vi­da­dos Jo­sé Cid e Ma­ria da Na­za­ré; o Tri­bu­to a Amá­lia Ro­dri­gues com Tâ­nia Olei­ro, Di­a­man­ti­na e Gon­ça­lo Sal­guei­ro ou pa­ra o con­cer­to sur­pre­sa de Gi­se­la João (on­de se­rá?).

O FES­TI­VAL CON­TI­NUA A OFE­RE­CER FA­DO VARIADO

1. Ana Mou­ra can­ta no pal­co prin­ci­pal no pri­mei­ro dia do even­to

2. Gi­se­la João apre­sen­ta-se num con­cer­to sur­pre­sa

3. Mar­co Ro­dri­gues tam­bém can­ta es­te ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.