Pa­lha­ço ou mons­tro, eis a com­ple­xa ques­tão

LEÃO DE OU­RO DO FES­TI­VAL DE VE­NE­ZA, `JO­KER' CON­CE­DE A JO­A­QUIN PHO­E­NIX UM PA­PEL MAR­CAN­TE E UMA RE­FLE­XÃO SO­BRE O CA­OS E A VI­O­LÊN­CIA

Correio da Manha - Sexta - - Êxito Cinema -

Éu­ma das mais icó­ni­cas per­so­na­gens do ci­ne­ma fan­tás­ti­co. De­pois do tom es­pa­lha­fa­to­so de Jack Ni­chol­son ou da in­ter­pre­ta­ção vis­ce­ral de He­ath Led­ger, ca­be ago­ra a Jo­a­quin Pho­e­nix re­cri­ar a per­so­na­li­da­de tur­bu­len­ta do ar­qui-inimigo de Bat­man, con­se­guin­do com mes­tria mais uma me­mo­rá­vel in­car­na­ção, só sua. ‘Jo­ker’, fil­me já em exi­bi­ção, fi­xa-se na men­te fer­vi­lhan­te e ator­men­ta­da do ho­mem que co­me­ça por se ves­tir de pa­lha­ço mas que, aos pou­cos, su­cum­be à vi­o­lên­cia psi­co­ló­gi­ca.

Na ci­da­de de Gotham, o cli­ma é de ten­são. Ain­da não há ho­mem-mor­ce­go pa­ra sal­var o dia, mas há um tri­plo ho­mi­cí­dio que vem ins­ta­lar a in­se­gu­ran­ça e cri­ar pro­tes­tos nas ru­as.

Tí­mi­do e a vi­ver uma re­la­ção in­ten­sa com uma mãe do­en­te, o ator­men­ta­do Arthur Fleck (Pho­e­nix) é des­pe­di­do do tra­ba­lho de pa­lha­ço quan­do, nu­ma vi­si­ta a um hos­pi­tal pe­diá­tri­co, é vis­to com uma ar­ma. In­ca­paz de li­dar com a pres­são, a fi­gu­ra vai su­cum­bin­do ao me­do e ao pre­con­cei­to, num jo­go psi­co­ló­gi­co im­pró­prio pa­ra os mais sen­sí­veis. Mais pa­ra a fren­te, sur­ge a opor­tu­ni­da­de de apa­re­cer num pro­gra­ma de te­le­vi­são, mas res­ta sa­ber se a de­mên­cia não le­va a me­lhor.

Ven­ce­dor do Leão de Ou­ro do úl­ti­mo fes­ti­val de Ve­ne­za, ‘Jo­ker’ de­ve che­gar à li­nha da fren­te das no­me­a­ções dos pró­xi­mos Ós­ca­res. Se Jo­a­quin Pho­e­nix - que per­deu vá­ri­os qui­los e le­vou os tre­jei­tos fa­ci­ais às úl­ti­mas con­sequên­ci­as - é com­pul­si­vo num pa­pel que fi­ca pa­ra a pos­te­ri­da­de, o tom da his­tó­ria de Todd Phil­lips é amar­gu­ra­do, nu­ma com­ple­xa re­fle­xão so­bre os li­mi­tes da vi­o­lên­cia. Se exis­te um de­fei­to nes­ta obra é a fal­ta de con­ten­ção dra­má­ti­ca. Mas, afi­nal, no uni­ver­so de ‘Jo­ker’ não há es­pa­ço pa­ra sub­ti­le­zas.

De Todd Phil­lips. Com Jo­a­quin Pho­e­nix, Ro­bert De Ni­ro, Za­zie Be­ets, Fran­ces Con­roy, Brett Cul­len e Marc Ma­ron. EUA e Ca­na­dá/2019, 122 min.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.