PA­LA­VRAS QUE PO­DEM MA­TAR

A EN­CE­NA­DO­RA ES­TÁ A APRE­SEN­TAR, NO TE­A­TRO MU­NI­CI­PAL SÃO LUIZ, UMA PE­ÇA DE HORVÁTH QUE NOS FAZ RE­FLE­TIR SO­BRE O PO­DER DES­TRU­TI­VO DAS OPI­NIÕES DEMASIADO RÁPIDAS E POU­CO AVISADAS

Correio da Manha - Sexta - - Êxito Teatro - Cris­ti­na Car­va­lhal

EN­CE­NA­DO­RA DIZ QUE PE­ÇA DE 1937 ES­TÁ ATUALÍSSIM­A

Cris­ti­na Car­va­lhal leu uma pe­ça que fa­la so­bre a res­pon­sa­bi­li­da­de in­di­vi­du­al num mun­do que é de to­dos e da for­ma tan­tas ve­zes apres­sa­da co­mo fa­ze­mos jul­ga­men­tos uns so­bre os ou­tros. E não mais a lar­gou. ‘O Dia do Juí­zo’, de Ödön von Horváth (1901-1938) , es­tre­ou on­tem, no Te­a­tro Mu­ni­ci­pal São Luiz, em Lis­boa, e ofe­re­ce-se co­mo uma re­fle­xão so­bre os tem­pos que vi­ve­mos.

A his­tó­ria da pe­ça é sim­ples. Há um che­fe de es­ta­ção – o úni­co fun­ci­o­ná­rio de uma pe­que­na es­ta­ção de com­boi­os da pro­vín­cia – que, um dia, fa­lha um si­nal. Ou se acre­di­ta que fa­lhou um si­nal. Há um aci­den­te e pes­so­as que mor­rem. E de he­rói, o ho­mem pas­sa a pros­cri­to. De um dia pa­ra o ou­tro. “A pe­ça foi es­cri­ta em 1937, em ple­na as­cen­são do na­zis­mo na Ale­ma­nha, e dá con­ta da for­ma li­gei­ra co­mo as mas­sas ade­ri­ram àque­la lou­cu­ra co­le­ti­va que foi lan­ça­da no país pe­lo Hi­tler”, diz a en­ce­na­do­ra. “Pois a mim su­ge­riu-me os nos­sos di­as, quan­do to­dos vi­ve­mos on­li­ne, quan­do as re­des so­ci­ais fa­zem e des­fa­zem re­pu­ta­ções, cons­tro­em e des­tro­em vi­das. As pes­so­as di­zem uma coi­sa ho­je, ou­tra coi­sa ama­nhã – mas es­tá tu­do bem, por­que se vi­ve as­sim. De for­ma su­per­fi­ci­al.”

ELEN­CO DIVERSO Cris­ti­na Car­va­lhal diz que foi fá­cil en­con­trar os ato­res que dão voz às pa­la­vras de Horváth. En­tre cúm­pli­ces ha­bi­tu­ais e ca­ras no­vas. “Gos­to de fa­zer es­sa mis­tu­ra: ato­res com quem já te­nho en­ten­di­men­to, e pes­so­as de fo­ra, que re­fres­cam”, diz. “A per­so­na­gem mais jo­vem foi en­tre­gue a uma atriz que saiu ago­ra do Con­ser­va­tó­rio e fez cas­ting (Jú­lia Va­len­te).”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.