Pau­la Re­go

EX­PO­SI­ÇÃO DA AR­TIS­TA CHE­GA À FUN­DA­ÇÃO DE SERRALVES

Correio da Manha - Sexta - - A Semana Começa À Sexta - POR ANA MA­RIA RI­BEI­RO

Cha­ma-se ‘O Gri­to da Ima­gi­na­ção’, a ex­po­si­ção que de­vol­ve a ar­te de Pau­la Re­go à ci­da­de do Por­to e que inau­gu­ra ho­je na Ca­sa de Serralves. A mostra reú­ne as obras que a ar­tis­ta plás­ti­ca por­tu­gue­sa ra­di­ca­da em Lon­dres já apre­sen­tou na In­vic­ta nou­tras oca­siões: mais pro­pri­a­men­te nos anos 1989 e 2004, res­pe­ti­va­men­te na Ca­sa de Serralves e no Mu­seu de Ar­te Con­tem­po­râ­nea, em du­as ex­po­si­ções mui­to bem re­ce­bi­das pe­lo pú­bli­co.

A es­sas obras jun­tam-se ain­da du­as sé­ri­es de gra­vu­ras pro­ve­ni­en­tes do es­pó­lio da Ca­sa das His­tó­ri­as em Cas­cais: ‘Pen­dle Wit­ches’ (de 1996) e ‘Sha­kes­pe­a­re’s’ (2006). Tal como o tí­tu­lo su­ge­re, tra­ta-se de tra­ba­lhos ins­pi­ra­dos em fi­gu­ras de bru­xas e em per­so­na­gens cri­a­das pe­la pe­na do mais fa­mo­so dos dra­ma­tur­gos isa­be­li­nos.

Se­gun­do a or­ga­ni­za­ção da mostra – que é co­mis­sa­ri­a­da por Mar­ta Mo­rei­ra de Al­mei­da – nes­te con­jun­to de tra­ba­lhos, e “em pa­no de fun­do, en­con­tra­mos sem­pre a re­a­fir­ma­da ca­pa­ci­da­de da ar­te de Pau­la Re­go, no­me­a­da­men­te na sua ver­ten­te fi­gu­ra­ti­va, pa­ra evi­den­ci­ar o pa­pel da mu­lher na so­ci­e­da­de con­tem­po­râ­nea, ques­ti­o­nar o quo­ti­di­a­no e, aci­ma de tu­do, re­ve­lar uni­ver­sos on­de a sur­pre­sa e o es­pan­to se an­co­ram nos mais bá­si­cos e fun­da­men­tais an­sei­os do ser hu­ma­no”.

Pau­la Re­go, nas­ci­da em Lis­boa em 1935, é, jun­ta­men­te com Ma­ria He­le­na Vi­ei­ra da Sil­va, a pin­to­ra por­tu­gue­sa mais acla­ma­da a ní­vel in­ter­na­ci­o­nal, sen­do tam­bém con­si­de­ra­da como um dos qu­a­tro mai­o­res pin­to­res vi­vos em In­gla­ter­ra. Es­ta mostra do seu tra­ba­lho fi­ca­rá pa­ten­te na Ca­sa de Serralves até ao dia 8 de mar­ço de 2020.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.